Colonização de Santa Catarina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Santa Catarina, é um estado com uma colonização mais voltada para o povoamento, este estado, foi povoado por imigrantes, em sua maioria, alemães, italianos e portuguêses.A província de Santa Catarina já era historicamente colonizada pelos portugueses, principalmente os açorianos, que habitavam a costa.

Sebastião Caboto, navegador espanhol, quando a serviço da Coroa Portuguesa, por volta do ano de 1530 foi um dos primeiros a visitar o território onde hoje se situa o Estado de Santa Catarina.

Décadas mais tarde, deu-se início a colonização do litoral, na Ilha de São Francisco do Sul, em Laguna e na Ilha de Santa Catarina.

Até a metade do século XVII a monarquia portuguesa não dava muita importância ao sul da colônia. O que acabou despertando atenção da Coroa, foi o fato de que piratas começaram a se valer dessas terras para ações e fugas. Isso incentivou o início da colonização açoriana no território catarinense.

Entre 1748 e 1756 foram trazidos colonos açorianos para a província de Santa Catarina e a maioria foi instalada em diversos pontos da região costeira como São Miguel, e Nossa Senhora do Desterro.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre História do Brasil é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.