Colt

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde dezembro de 2009)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido. Ajude e colabore com a tradução.
Colt LLC
Tipo Companhia Limitada
Indústria Bélica
Gênero Armamentos
Fundação 1836
Fundador(es) Sam Colt
Sede Hartford, Connecticut, USA
Empregados ~ (2004)
Produtos Armas de fogo
Página oficial http://www.coltsmfg.com

A Colt's Manufacturing Company, ou CMC, é uma empresa norte-americana especializada na fabricação de armas de fogo. Fundada em 1847, é muito conhecida pela engenharia, produção e marketing de dezenas de armas de fogo diferentes ao longo da segunda metade do século XIX e de todo o século XX. Muitos modelos civis e militares utilizados nos Estados Unidos e em muitos outros países são fabricados pela Colt.

Dentre os modelos mais famosos produzidos pela empresa estão o Walker Colt, utilizado pelos Texas Rangers e o revólver "Colt .45". Outros revólveres não menos famosos são o Colt Python e o Colt Anaconda.

John Browning também trabalhou pela Colt por um tempo, projetando um moderno design para pistolas, que foi usado pela primeira vez na pistola Colt M1900 e implementado em inúmeras outras pistolas incluindo a famosa pistola Colt M1911.

Embora não a tenha desenvolvido, a Colt foi responsável pela produção da M16 por um longo tempo, bem como muitas armas variantes desta, como as famosas e bem sucedidas Carabinas M16, incluindo a família Colt Commando e a carabina M4.

A Colt também desenvolveu armas pouco conhecidas, porém importantes, que estavam muito a frente de seu tempo. Entre as mais recentes citam-se a família CAR-15, uma arma de sistema inovador da década de 1960, assim como várias metralhadoras 5,56 mm como por exemplo a Colt CMG-1 e CMG-2 nas décadas de 60 e 70. Eles também inventaram a Colt SCAMP PDW, uma arma de fogo pouco conhecida, no final dos anos 1970, que era uma das primeiras do seu tipo. A Colt produziu também as primeiras 15.000 sub-metralhadoras Thompson modelo 1921. Outro importante desenho foi a pouco conhecida metralhadora M1895 Colt-Browing (Potato Digger), uma das primeiras metralhadoras acionadas por gás.

Voltando ainda mais no tempo, revelam-se outros produtos importantes da Colt no século XIX. O revólver Colt Rifle, um dos primeiros rifles de repetição, foi usado durante a Guerra Civil Americana. Além desta, foram desenvolvidos um grande número de revólveres famosos, como o 1874 Colt Walker, o pequeno Dragoon modelo 1848 de mesmo calibre .44, a Navy modelo 1851 calibre .36, a Pocket modelo 1849 calibre .31 dentre outros vários revólveres do 'Oeste Selvagem'. Seus desenhos desempenharam um grande papel na popularização do revólver e no abandono de antigas pistolas e armas do tipo pepperbox . Embora a Colt não tenha inventado o conceito de revólver, seus desenhos resultaram em um dos mais bem sucedidos, com patentes sobre muitas das características que conferiram a elas grande popularidade.

Em 2002, a Colt Defense separou-se da Companhia Colt. A Colt Manufacturing Company atualmente atende apenas o mercado civil, enquanto a Colt Defense serve mundialmente o mercado militar, policial e de segurança privada.

Antes da cisão da Colt ela também foi conhecida pela sua fabricação (agora assumida pela Colt Defense) da Pistola automática Colt M1911, Carabina M4, Rifle de assalto M16 e do Lança-granadas M203, embora nenhum destes modelos tenham sido desenhados pela Colt, com exceção do modelo M1911.

A Diemaco do Canadá foi comprada pela Colt e a partir daí denominada Colt Canadá, mas a maior parte dos seus produtos permaneceram sem mudanças. Diemaco e Colt trabalharam anteriormente juntas sobre desenhos de muitas armas e compartilharam vários produtos similares.

História[editar | editar código-fonte]

1847-1911[editar | editar código-fonte]

A CMC foi fundada em Hartford, Connecticut em 1847 por Samuel Colt com objetivo de fabricar revólveres, dos quais a Colt deteve patentes, durante a Guerra Mexicano-Americana. Antes da empresa Colt, a Patent Arms Manufacturing Company havia declarado falência em 1842 e não mais produzia armas de fogo, mas a eficiência e desenho do revólver Colt Paterson chamou a atenção dos Texas Rangers, que encomendaram 1.000 revólveres que vieram a ser conhecidos como Walker Colt, garantindo a Colt a entrada no fabrico de revólveres. Posteriormente o Exército dos Estados Unidos também procurou o jovem empresário para produzir ainda mais revólveres.

O início da história da Colt gira principalmente em torno da produção de revólveres. A Colt é possivelmente muito conhecida por causa da famosa "Colt .45", um nome que atualmente se refere a duas distintas e historicamente significantes armas de fogo. A primeira delas é a supracitada Single Action Army 1873 , da qual Colt foi a fabricante original e que foi uma das mais destacadas armas de fogo no Velho Oeste Americano, durante o fim do século XIX.


Modelos de armas de fogo[editar | editar código-fonte]

Seleção de famosas e inovadoras armas de fogo da Colt

revolveres[editar | editar código-fonte]

Colt Python Silhouette .357 Magnum.
Colt Anaconda .44 Magnum.

Armas longas[editar | editar código-fonte]

A Colt também fabricou várias armas militares longas sob contrato incluindo a M1918 BAR e Thompson SMG.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Patente[editar | editar código-fonte]