Colville Young

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Sir Colville Norbert Young, GCMG, MBE (nascido a 20 de novembro de 1932, na cidade do Belize, Belize) é o atual governador-geral do Belize, bem como patrono da Associação de Escuteiros do Belize. Foi nomeado governador-geral em 1993, tendo tomado posse a 17 de novembro do mesmo ano. Foi armado cavaleiro em 1994.

Educação[editar | editar código-fonte]

Sir Colville estudou no St. Michael's College (hoje parte do Colégio da Catedral Anglicana, e não o estabelecido recentemente) e tirou um bacharelato em artes em Inglês pela Universidade das Índias Ocidentais, Mona Campus, Jamaica, antes de se doutorar em Linguística pela Universidade de Iorque, Reino Unido.

Atividades antes de se tornar governador-geral[editar | editar código-fonte]

Sir Colville foi um dos membros fundadores do Partido Liberal, um partido político de curta duração que acabou por tornar-se parte do Partido Democrático Unido. Um dos interesses de Young era o desenvolvimento académico e educacional do Belize, e após regressar de Inglaterra tentou desenvolver melhorias nesse aspeto da nação. No final dos anos 80, Young tornou-se presidente do Colégio Universitário do Belize, uma das cinco instituições da Universidade do Belize, e foi um dos seus professores catedráticos. Envolveu-se também na música, compondo todo o tipo de peças musicais desde óperas a cantatas, entre outros estilos. Publicou uma série de livros de e sobre literatura belizenha, incluindo Literature and Education in Belize (Literatura e Educação no Belize), Creole Proverbs of Belize (Provérbios Crioulos do Belize), From One Caribbean Corner (De um Canto das Caraíbas) e Caribbean Corner Calling (Canto das Caraíbas Chama), os dois últimos contendo poemas em inglês e crioulo do Belize. Destes livros, Creole Proverbs é o mais reconhecido. Em 1993, antes de se tornar governador-geral, publicou o livro de contos Pataki Full, ganhando reconhecimento da comunidade literária local.

Família[editar | editar código-fonte]

Young tem três filhos e uma filha. Tem também duas irmãs (Myrna e Jean) e um irmão mais novo (Wally).

Dedicação à música[editar | editar código-fonte]

Young tem um interesse público na promoção e desenvolvimento da música belizenha. Contribuiu ativamente para o esforço nas escolas do Belize para manter a música como disciplina.

Precedido por
Elmira Minita Gordon
Governador-geral do Belize
1993 – atualidade
Sucedido por
Em exercício