Comité central

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Comité Central)

Comité central (português europeu) ou comitê central (português brasileiro) é o corpo administrativo permanente dos partidos comunistas, análogo a um conselho de administração.[1] É a instância deliberativa máxima de um partido político comunista ou socialista. Em outros partidos, o órgão correspondente costuma ser a executiva nacional.

Esteve presente na quase totalidade dos partidos ao longo do século XX, estivessem ou não em funções governativas, e ainda presente nos poucos partidos sobreviventes. Dentro da estrutura do partido, o comité central era tipicamente composto por delegados eleitos num congresso partidário. Nos estados comunistas onde o partido governava, o comité central era responsável pela elaboração de políticas entre congressos, e frequentemente responsável pela eleição do politburo. Noutros países, o comité central é normalmente definido como o órgão máximo de deliberação entre congressos, legitimado pela noção de centralismo democrático.

Alguns partidos não comunistas possuem também comités centrais, como os partidos Democrata e Republicano estadunidenses, ou até mesmo organizações não políticas como os Alcoólicos Anónimos. Nestas organizações, o comité central age como o corpo deliberativo máximo ao nível

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Comité central». Encyclopædia Britannica Online (em inglês). Consultado em 19 de dezembro de 2019 
Ícone de esboço Este artigo sobre política ou um(a) cientista político(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.