Comité Europeu de Normalização Electrotécnica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Comité Europeu de Normalização Electrotécnica ou o CENELEC é o comitê que prepara as normas relativas à electricidade e à electrónica para os países que pertencem a União Europeia.

O CENELEC foi fundado em 1973. Até à sua criação duas organizações eram responsáveis pela normalização neste domínio: o CENELCOM e o CENEL. O CENELEC é uma associação sem fins lucrativos de direito belga, com sede em Bruxelas. É composto por membros dos organismos nacionais de normalização electrotécnica da maioria dos países europeus.

Os países que compõem o CENELEC com o estatuto de membros são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Noruega, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Roménia, Suécia e Suíça. Com o estatuto de afiliado do CENELEC: Albânia, Bósnia-Herzegovina, Croácia, Antiga República Jugoslava da Macedónia, Sérvia, Tunísia, Turquia e Ucrânia.

Apesar do CENELEC cooperar estreitamente com a União Europeia e com a EFTA ele não se confunde com essas organizações.

(em inglês)Página oficial do CENELEC