Comité Olímpico de Portugal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Comité Olímpico de Portugal - COP é a entidade máxima do desporto em Portugal. Foi fundado em 26 de outubro de 1909. Foi a 13ª nação a juntar-se ao Movimento Olímpico. É responsável pela organização dos desportos olímpicos e regula as competições que qualificam os atletas para as provas dos Jogos Olímpicos.

História[editar | editar código-fonte]

Apesar de já existir um representante desde 1906, foi apenas em 1909 que foi constituído o I Comité Olímpico Português. Este nasceu da Sociedade Promotora de Educação Física Nacional e tinha como objectivo a participação de Portugal nos Jogos Olímpicos de 1912, em Estocolmo. Em 1919 o Comité foi reconhecido por decreto assinado pelo Ministro da Instrução Pública, Dr. Canto e Castro, e foi-lhe concedido um subsídio.[1]

Membros[editar | editar código-fonte]

O Comité Olímpico de Portugal é composto por Federações Olímpicas, Federações Não Olímpicas e Membros Extraordinários.[2]

Referências

  1. Comité Olímpico de Portugal. História do Comité Olímpico de Portugal Comiteolimpicoportugal.pt. Página visitada em 30 de julho de 2012.
  2. Comité Olímpico de Portugal. Membros do Comité Olímpico de Portugal Comiteolimpicoportugal.pt. Página visitada em 30 de julho de 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre esporte/desporto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.