Comitê de Atividades Antiamericanas da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Comitê de Atividades Antiamericanas (em inglês: House Un-American Activities Committee - HUAC) foi um comitê de investigação da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos. Ele foi criado em 1938 para investigar suposta deslealdade e atividades subversivas por parte dos cidadãos, funcionários públicos e organizações suspeitas de terem ligações comunistas. Em 1969, a Câmara dos Representantes mudou o nome do comitê para "Comitê de Segurança Interna". Quando a Câmara aboliu o comitê em 1975,[1] as suas funções foram transferidas para o Comitê Judiciário da Câmara.

As investigações anticomunistas do comitê são frequentemente confundidas com as do senador Joseph McCarthy.[2] McCarthy, como um senador norte-americano, não teve envolvimento direto com esta comissão da Câmara.[3] McCarthy foi o presidente do Comitê de Operações do Governo e da Subcomissão Permanente de Investigações do Senado dos Estados Unidos, e não da Câmara.

Ver também

Referências

  1. Frum, David (2000). How We Got Here: The '70s. New York, New York: Basic Books. p. 265. ISBN 0-465-04195-7 
  2. For example, see Brown, Sarah (5 de fevereiro de 2002). «Pleading the Fifth». BBC News. McCarthy's House Un-American Activities Committee 
  3. Patrick Doherty, Thomas. Cold War, Cool Medium: Television, McCarthyism, and American Culture. 2003, page 15-6.

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre os Estados Unidos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.