Command & Conquer: Generals

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Command & Conquer: Generals
Desenvolvedora EA Pacific (Windows)
Aspyr Media (Mac OS)
Publicadora(s) EA Games (Windows)
MacSoft (Mac OS)
Designer Dustin Browder
Motor Strategy Action Game Engine (SAGE)
Plataforma(s) Microsoft Windows, Apple Macintosh
Série Command & Conquer
Data(s) de lançamento
  • AN 10 de fevereiro, 2003
  • EU 14 de fevereiro, 2003
Gênero(s) Estratégia em tempo real
Modos de jogo Single-player, multiplayer
Classificação Inadequado para menores de 13 anos i ESRB (América do Norte)
Inadequado para menores de 16 anos i PEGI (Europa)
Inadequado para menores de 16 anos i USK (Alemanha)
Mídia CD-ROM (2) (PC), DVD (Mac OS)
Controles Teclado e mouse
Hardware
Versão 1.08, dezembro de 2005

Command & Conquer: Generals é um jogo em RTS (Real Time Strategy, ou Estratégia em Tempo Real) para computador. Seguindo o princípio de retratar batalhas entre povos ou mundos da série Command & Conquer, o jogo diferencia-se destes por retratar conflitos em um contexto histórico relativo ao da época de seu lançamento, e com lados conflitantes existentes em nosso mundo, como a China e os Estados Unidos, ou ainda passíveis de existir como o GLA (Global Liberty Army - Exército de Libertação Global).

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Modos de jogo[editar | editar código-fonte]

Solo Play: Nesta modalidade, o jogador participa de batalhas contra um oponente comandado pelo computador, ou pode ainda aliar-se a um exército comandado pelo PC para enfrentar outros exércitos. Essa modalidade pode ser jogada de três maneiras:

  • Trainning: O jogador aprende os comandos básicos, como construir estruturas, criar unidades e comandar as tropas no cenário.
  • Skirmish: O jogador escolhe o cenário e o oponente para travar uma batalha simples. Aqui poderá ser escolhido o seu exército (China, USA ou GLA) e o do oponente, suas cores, a dificuldade do oponente (Easy, Medium, Brutal) e sua localização do cenário. Este último é de grande importância, pois existe uma gama infinita de cenários, oficiais e não oficiais, que variam entre si de acordo com o número de jogadores (2 a 8), quantidade de suprimentos, características do terreno e pontos de apoio (bunkers, refinarias de óleos, etc).
  • History: O jogador é ambientado num contexto, que varia de acordo com o exército escolhido. A partir desta ambientação, o jogador recebe sua 1ª missão para cumprir e que prosseguirá até a 7ª missão. As missões são bastantes específicas (escolta, interceptação, etc) e não apenas destruição do inimigo. O cenário também é peculiar, não sendo encontrado no modo Skirmish. Em algumas missões não é disponibilizado algumas unidades ou estruturas, devendo o jogador vencer apenas com o que tem em suas mãos.

Multi Player: Nesta modalidade, o jogador pode jogar com outras pessoas, em LAN (com computadores ligados entre sí) ou em NET (com computadores ligados através da internet).

Facções jogáveis[editar | editar código-fonte]

USA - Usam a mais alta tecnologia para desenvolver seu exército. Possui uma boa aviação, com vários up-grades, cavalaria pesada e leve (tanque Paladino e o jipe Humvee), sistema de defesa avançado. O ponto fraco está na dependência de muita energia para sua defesa, que é provida pelos reatores, e também no alto custo de produção dos blindado e aviões.

China - Assim como o USA, a China também depende de energia produzida pelos reatores, assim caso eles forem destruídos, sua base ficará inativa. A China possui uma aviação mediana com os caça Mig,porém a cavalaria é uma das melhores do jogo, principalmente se levarmos em conta o fator custo/benefício. A infantaria leve é produzida em dupla e, assim como a pesada também, recebe um acréscimo no poder quando em conjunto de 05 unidades ou mais.

GLA - Diferente dos anteriores, o GLA não depende de energia para sua base funcionar. Possui um excelente esquema de túneis subterraneos,que permite deslocar tropas pelo mapa instantaneamente. Caso uma de suas construções for destruídas, ela ainda consegue se reconstruir passado algum tempo. O GLA também possui algumas unidades sem correspondentes nos outros exércitos, como o homem bomba.

Unidades e construções[editar | editar código-fonte]

Super weapon[editar | editar código-fonte]

Particle cannon - é um canhão de partículas que ao ser disparado, permite que você direcione o raio para onde quiser. Assim você pode atingir várias construções em sequência. É tido pelo jogadores como a mais fraca das Super Weapons.

Nuclear bomb - é uma bomba nuclear com alto poder destrutivo. O seu poder é maior na impressão que causa ao ser explodida, no que efetivamente a destruição causada. Essa SW deixa também por algum tempo no terreno resíduos nucleares, que podem causar baixa no inimigo mesmo após a explosão.

Scud storm - os mísseis Scuds conseguem aliar grande poder de destruição com uma área relativamente grande a ser atingida. Assim como a Nuclear Bomb, o Scud Storm também deixa resíduos tóxicos após a explosão, porém são mais letais que os resíduos da Nuclear Bomb. É uma SW que detém a preferência da maioria dos jogadores de C&C Gens.

Tropas especiais[editar | editar código-fonte]

São tropas não convencionais que são produzidas uma de cada vez. Assim você não pode produzir um pelotão inteiro delas. Elas têm poderes especias que as outras unidade não tem, além de possuir a habilidade passiva Stealth, ou seja, são invisiveis para as outras tropas, somente sendo descobertas por estruturas de defesa ou por um veículo especial.

Coronel Burton - é uma unidade pertencente ao USA, tem o poder de plantar bombas em estruturas e veículos, eliminar unidades de infantaria com faca sem denunciar sua posição e usar uma poderosa metralhadora para eliminar tanto infantaria como cavalaria. Um destaque é o fato dele poder escalhar montanhas e rochedos, assim ele pode entrar na base inimiga sem passar pelas estruturas de defesa.

Black Lotus - unidade pertencente à China, ela não é propriamente uma unidade de combate, mas sim uma unidade que causa um grande dano à base inimiga. Quando infiltrada, ela tem a capacidade de desativar ou roubar estruturas inimigas ( com isso você pode produzir para si, unidades do exército inimigo ), roubar dinheiro do Supply Center inimigo e ainda desativar veículos.

Jarmen Kell - unidade pertencente ao GLA. É uma ótima unidade de combate. Possui o "tiro sniper", que elimina o motorista dos veículos (assim eles ficam vulneráveis e podem ser roubados pela tropa inimiga). Com seu fuzil também consegue eliminar infantaria rapidamente sem denunciar sua posição.

Expansão: Command & Conquer: Generals Zero Hour[editar | editar código-fonte]

Foi lançada após algum tempo do lançamento do C&C Gens, a sua expansão: Command & Conquer: Generals Zero Hour. Essa expansão eliminou alguns bugs do jogo e adicionou algumas novidades:

Generais - foram adicionados 4 generais para cada país, cada um com características específicas, conforme a tabela abaixo:

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.