Command & Conquer: Tiberian Sun

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Command & Conquer: Tiberian Sun é um jogo de RTS(Real Time Strategy ou Estratégia em Tempo Real) desenvolvido pela Westwood Studios e lançada em 1999 para computador. O jogo conta a historia da Segunda Guerra do Tiberium, realizada pela GDI, que quer exterminar o cristal alienigena Tiberium e pela Irmandade da Nod controlada por Kane, o auto-proclamado Messias que tem como objetivo fazer o Tiberium se espalhar por todo o planeta terra. A historia se passa em 2030, 30 anos após a GDI ganhar a primeira Guerra do Tiberium em Command & Conquer (Tiberian Dawn).

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Tiberian Sun tem três facções, duas jogaveis (A Irmandade da Nod e GDI) e uma não jogavel (The Forgotten ou numa tradução literal, Os Esquecidos). No modo Skirmish e online, o objetivo do jogo é destruir todas as construções e unidades dos oponentes. Para isso, o jogador deve coletar Tiberium, que lhe dará dinheiro para produzir tropas e construções. Já no modo Campanha, o jogador tem uma serie de objetivos á cumprir para ganhar e tem videos ao vencer a partida que contam a historia do jogo, interpretados por atores famosos como Michael Biehn e James Earl Jones. A infantaria do GDI é baseado no lançador de mísseis e no soldado básico (com metralhadora. As unidades do GDI utilizam de robôs para artilharia pesada (o Titan) que possui uma arma 120mm e para “carros blindados” (o Wolverine), o anfíbio (Amphibious) para atravessar lagos, rios, riachos, ECT, o Disrupter uma unidade usada para curar unidades aliadas, porém imune ao seu próprio efeito, o Hover MLRS, unidade lançador de mísseis de média-longa distancia no qual se movimenta planando no ar. A The Brotherhood of Nod possui veículos em vez de robôs, e, além de possuir apenas a infantaria normal (lançador de mísseis e soldado com metralhadora), também possui motocicleta (armada com metralhadora) e cyborg, no qual é armado com quatro lança míssil, o tanque do Nod (Tick Tank) possui a capacidade de se fixar no chão como uma torre de defesa com uma arma 90mm, possui um carro de guerra (armado com metralhadora normal) e tanque de invisibilidade, no qual e armado com dois lança míssil antitanque e antiaéreos. Para os dois times possuem o Mobile Construction Vehicle, usado para construir os edifícios usados posteriormente, e o Móbile Sensor Array, radar montável para detectar unidades subterrâneas. O jogo segue com dois “materiais”, o Tiberium que gera dinheiro e a energia gerada através das usinas.

Expansão[editar | editar código-fonte]

Command & Conquer: Tiberian Sun – Firestorm é a expansão do jogo, também produzida pela Westwood Studios publicada em 7 de Março. A historia da expansão se inicia após os eventos do jogo original quando a Inteligencia Artificial da Nod, CABAL, tenta eliminar todos os humanos com seu exercito de ciborgues.

A expansão adiciona unidades e construções novas, sendo que algumas destas estavam planejadas para estarem na versão original de Tiberian Sun mas não puderam ser adicionadas pois a Eletronic Arts, que havia comprado a Westwood Studios obrigou o lançamento do jogo antes dele estar totalmente pronto.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.