Common Desktop Environment

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Common Desktop Environment
CDE 2.2.0 Alpha running on Linux
CDE 2.2.0 Alpha rodando no GNU/Linux
Desenvolvedor The Open Group
Lançamento 1993
Versão estável 2.2.0 Alpha (6 de agosto de 2012)
Sistema operacional UNIX, OpenVMS
Gênero(s) Ambiente gráfico
Licença LGPL
Página oficial http://cdesktopenv.org

Common Desktop Environment (CDE, em português; ambiente de trabalho comum) é um ambiente de trabalho proprietário para UNIX baseado na biblioteca (toolkit) Motif. É também o ambiente de trabalho padrão no sistema operacional OpenVMS da Hewlett-Packard.

História[editar | editar código-fonte]

Desenvolvido em conjunto por Hewlett-Packard, IBM, Novell e Sun Microsystems no The Open Group, o CDE foi baseado no VUE (Visual User Environment, ambiente visual do usuário) da HP.

Até aproximadamente o ano 2000, era considerado o padrão de facto em ambientes UNIX, mas naquela época, ambientes de trabalhos livres como o KDE e GNOME se desenvolviam rapidamente, se tornando mais tarde praticamente universais na plataforma Linux, que já tinha uma base instalada maior que a soma de todos os Unices (ou Unixes) comerciais.

Em 2001, duas distribuidoras comerciais de Unix, Hewlett-Packard (HP-UX) e Sun Microsystems (Solaris) anunciaram que substituiriam o CDE como o ambiente de trabalho padrão de suas estações de trabalho em favor do GNOME. Em abril de 2003 no entanto, a HP decidiu voltar ao CDE, por considerar o GNOME ainda não suficientemente estabilizado para suas necessidades. Muitos acreditam que as mudanças constantes nas APIs tenham sido o motivo principal.

No começo de 2006, o sistema Solaris 10 da Sun inclui tanto o CDE quanto o Java Desktop System baseado no GNOME. Na versão de código aberto do Solaris, o OpenSolaris, a Sun decidiu não incluir o CDE (possivelmente devido a conflitos entre as licenças de uso).

Atualmente[editar | editar código-fonte]

Depois de uma longa história como software proprietário, foi lançado como software livre em 6 de agosto de 2012, sob a GNU Lesser General Public License.[1]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Thom Holwerda. CDE released as open source OSNews. Visitado em 2012-08-06.

Ligações externas (em inglês)[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre software livre é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.