Como uma Onda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Como Uma Onda)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Junho de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirus. Veja como referenciar e citar as fontes.
Como uma Onda
Informação geral
Formato Telenovela
Classificação etária Permitido para todas as idades i DJCTQ (Brasil)
Duração Aprox. 45 minutos
Criador Walter Negrão
País de origem Brasil
Idioma original Português
Produção
Diretor(es) Dennis Carvalho e Mauro Mendonça Filho
Elenco Alinne Moraes
Ricardo Pereira
Henry Castelli
Mel Lisboa
Maria Fernanda Cândido
Kadu Moliterno
Herson Capri
Hugo Carvana
Denise Del Vecchio
Maytê Piragibe
Bianca Byington
Laura Cardoso
Joana Solnado
Tato Gabus Mendes
Louise Cardoso
Cauã Reymond
Fernanda de Freitas
Sérgio Malheiros e grande elenco
Tema de abertura Como uma Onda, Lulu Santos
Exibição
Emissora(s) de
televisão lusófona(s)
Mostrar lista
Transmissão original 22 de Novembro de 2004- 18 de Junho de 2005
№ de temporadas 1
№ de episódios 179
Cronologia
Último
Último
Cabocla
Alma Gêmea
Próximo
Próximo
Portal Séries de televisão · Portal Televisão
Projeto Televisão

Como uma Onda foi uma telenovela brasileira produzida e exibida no horário das 18 horas pela Rede Globo, de 22 de novembro de 2004 a 18 de junho de 2005, em 179 capítulos, substituindo Cabocla de Benedito Ruy Barbosa. Escrita por Walter Negrão, com colaboração de Jackie Vellego, Fausto Galvão, Lúcio Manfredi e Renato Modesto e direção de Amora Mautner, Vinícius Coimbra e Maria de Médicis e ainda tendo direção geral de Dennis Carvalho e Mauro Mendonça Filho com direção de núcleo de Dênis Carvalho.

Foi gravada nas cidades nas cidades do Rio de Janeiro, Florianópolis, São Paulo e Lisboa. Conteve Alinne Moraes, Ricardo Pereira, Herson Capri, Laura Cardoso, Mel Lisboa, Henry Castelli, Maria Fernanda Cândido, Kadu Moliterno, Joana Solnado e Hugo Carvana nos papéis principais da trama.

Índice

[editar] Sinopse

No início da trama, Daniel Cascaes, que nasceu em Açores, vive um amor impossível com a bela e fogosa portuguesa Almerinda. O pai da moça, o conservador Almirante Figueroa, não aceita o namoro da filha, e contrata capangas para separar o casal. Assim, Daniel resolve fugir, disfarçando-se de guia turístico.

Durante a fuga, ele se depara com o empresário brasileiro Sinésio Paiva e sua esposa, a hilária dondoca Mariléia, junto com as filhas Lenita e Nina, que logo se interessam pelo rapaz. Daniel também fica encantado com Nina, mas seu coração ainda bate forte por Almerinda e ele está disposto a enfrentar tudo por sua amada.

Daniel e Almerinda marcam dia e hora para fugir de Portugal, mas os capangas do almirante interceptam o plano. Surrado e desacordado, Daniel é colocado sozinho em um transatlântico que ruma para o Brasil.

Por ser um clandestino, Daniel fica preso no navio por ordem do comandante. Mas as irmãs Nina e Lenita, que também estão voltando para casa, aparecem mais uma vez para ajudá-lo. Assim, Daniel consegue se livrar da polícia e se atira no mar. As ondas acabam levando o estrangeiro para bem longe, mais precisamente até uma vila de pescadores em Santa Catarina, onde ele é resgatado por uma dupla de marinheiros, Quebra-Queixo e Querubim. Desconfiado, imundo e maltrapilho, Daniel mais uma vez ganha a praia e acaba descobrindo a dura realidade das ruas de um novo país, o Brasil.

Sem fazer ideia do paradeiro do adorável açoriano, a família Paiva retorna ao Brasil. O descanso, porém, rapidamente é consumido por problemas nos negócios: Sinésio fica pasmo ao descobrir que está quase falido. Nada mal para os planos de seu sócio Jorge Junqueira, o temido J.J. Os dois dividem o comando da empresa, mas apresentam perfis bem diferentes. Sinésio é um trabalhador que, com muito esforço, construiu um império e tornou-se um dos maiores nomes da indústria pesqueira. Já J.J. assumiu parte do comando da firma depois da morte de seu pai, e deseja se transformar no maior latifundiário marítimo do país.

Mas Lenita reencontra Daniel e consegue garantir para ele o emprego de mordomo de Mariléia. Pivô de uma disputa entre Lenita e Nina, Daniel se afasta das lembranças de Almerinda e se interessa cada vez mais por Nina. Aos poucos, as provocações iniciais entre os dois dão lugar a um grande amor.Só que o amor verdadeiro de Daniel e Nina, será abalado por Lenita, que é apaixonada por Daniel e fará de tudo para tirar a irmã da vida dele. Só que Almerinda chega ao Brasil grávida, disposta a reencontrar seu grande amor e pai de seu filho, Daniel. Porém, Lenita vai infernizar a sua vida para tirá-la do caminho de Daniel. Lenita é capaz de tudo, inclusive matar a irmã e Almerinda!

Em Florianópolis, numa vila, vivem os pescadores. A bela Lavínia é uma mulher forte que mora com seu marido Amarante e tem um casamento apaixonado. Encontrou nesse homem um apoio para criar a filha Júlia, fruto de um relacionamento da adolescência. Sua sogra Francisquinha, uma senhora cega, é uma espécie de matriarca da aldeia e está sempre pronta para dar conselhos e solucionar conflitos. Entre os moradores há o mulherengo e hilário Pedroca, que adora um rabo-de-saia, enquanto a mulher, a batalhadora Idalina, dá duro na costura.

Mas também há um homem instigante: Sandoval. Recém saído da prisão, ele luta para recobrar sua dignidade e achará naquele recanto um lugar para reconstruir sua vida.

[editar] Elenco

Alinne Moraes interpretou a protagonista Nina Paiva.
Ricardo Pereira foi o protagonista Daniel Cascaes.
Henri Castelli intepretou o antagonista Jorge Junqueira.
Mel Lisboa intepretou a antagonista Lenita Paiva.
Ator Personagem
Alinne Moraes Mônica Paiva Cascaes (Nina)
Ricardo Pereira Daniel Cascaes
Henri Castelli Jorge Junqueira (J.J.)
Mel Lisboa Lenita Paiva
Maria Fernanda Cândido Lavínia
Herson Capri Sandoval
Kadu Moliterno Antônio Amarante
Hugo Carvana Sinésio Paiva
Denise Del Vecchio Mariléia Paiva
Marcos Caruso Dr. Prata
Débora Duarte Alice Prata
Cauã Reymond Floriano
Bianca Byington Encarnação Junqueira
Laura Cardoso Francisquinha
Tato Gabus Mendes Pedroca do Espírito Santo
Ernani Moraes Quebra-Queixo
Elias Gleizer Velho Bartô
Louise Cardoso Idalina
Antônio Grassi Robusto Pimpolho (Roberto Augusto)
Sérgio Marone Rafa (Rafael Prata)
Fernanda de Freitas Amanda
Mila Moreira Dra. Virgínia Lemos
Sheron Menezes Rosário
Dudu Azevedo Querubim
Nill Marcondes Samuca
Gustavo Haddad Conrado Prata
Maytê Piragibe Júlia
Thaís Garayp Abigail (Biga)
Sirmar Antunes Balbino
Paco Sanches Manjubinha
Joana Solnado Almerinda
Larissa Queiroz Carol Lemos
Amir Haddad Menez
Amandha Lee Ylana
Eduardo Lago Oswaldo
Yaçanã Martins Jackie
Sérgio Malheiros Frank (Franklin)
Guta Gonçalves Gigi Paiva
Arthur Lopes Rubico
Elenco de apoio

[editar] Cenografia

  • Direção de arte: Mário Monteiro
  • Cenógrafos: Fábio Rangel, Monica Aurenção e Ana Mello.
  • Cenógrafos assistentes: Valéria Violeta, Mauro Vicente, Gioconda Coelho e Márcia Bezzera.

[editar] Trilha sonora

[editar] Trilha sonora nacional

Capa: Ricardo Pereira

  1. Supernova - Skank
  2. Nua - Ana Carolina
  3. Grão de Amor - Arnaldo Antunes & Marisa Monte
  4. Provas de Amor - Titãs
  5. O Mesmo Amor - Fábio Nestares
  6. Faz de Conta - Fagner
  7. Jardim de Cores - LS Jack
  8. Sonhando o Futuro - Beto Guedes
  9. Vira Virou - Banda Crase
  10. Pra Você Eu Digo Sim (If I Fell) - Cídia & Dan
  11. A Lua Girou (Sobre Tema Folclórico) - Milton Nascimento
  12. Navega Coração - Rafaella
  13. Como Uma Onda (Zen Surfismo) - Lulu Santos
  14. Rua da Praia - Due Angeli
  15. O Amor e o Mar - Due Angeli

[editar] Trilha sonora internacional

Capa: Cauã Reymond

  1. Sunday Morning - Maroon 5
  2. Sitting, Waiting, Wishing - Jack Johnson
  3. Fields Of Gold - Maxi Priest
  4. Other Side Of The World - KT Tunstall
  5. Somewhere Only We Know - Keane
  6. Stay With Me - Libera
  7. Angie - Rolling Band
  8. Right To Be Wrong - Joss Stone
  9. My Boo - Usher & Alicia Keys
  10. I'll Do It Right This Time - Sun Coast
  11. What You're Made Of - Lucie Silvas
  12. One - Joe Cocker
  13. Te Quiero - Erotik
  14. Eu Quero Te Levar - Paulo Ricardo & PR.5

[editar] Curiosidades

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Este artigo pode ser melhorado, integrando ao texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • A chamada na abertura da novela foi feita de maneira diferente: no início vêm os nomes de Maria Fernanda Cândido e Herson Capri, dois co-protagonistas da trama, seguidos dos de Alinne Moraes e Ricardo Pereira, os dois protagonistas da trama, assim deixando Henri Castelli e Mel Lisboa, os principais antagonistas, creditados como personagens secundários.
  • Como uma Onda marcou a volta das tramas contemporâneas para o horário das 18 horas, depois de dois grandes sucessos de época no horário, Chocolate com Pimenta, e, Cabocla.
  • A atriz Priscila Fantin foi cotada para viver a protagonista Nina, que acabou ficando com Alinne Moraes. Priscilla foi escalada para a próxima novela das 18h00, o grande sucesso, Alma Gêmea.
  • O ator Lima Duarte foi cotado para viver o personagem Sinésio Paiva, mas não aceitou, porque queria tirar férias, depois de concluir sua participação em Da Cor do Pecado. O papel de Sinésio acabou ficando com Hugo Carvana.
  • Por conta do grande sucesso de seu ensaio sensual para a revista Playboy, na edição de aniversário de 29 anos da revista, em agosto de 2004, Mel Lisboa, a um tempo esquecida, voltava às novelas da Globo.
  • A novela apostou no carisma do jovem ator português Ricardo Pereira para protagonizar o folhetim. Bem, como Joana Solnado, que veio de Portugal, diretamente para a novela. Após algumas participações no Brasil, Ricardo Pereira retomou sua carreira, em Portugal. Ricardo Pereira foi o primeiro ator estrangeiro a ser protagonista de uma novela brasileira.
  • Walther Negrão já havia criado um personagem chamado J.J., vivido pelo ator João Carlos Barroso, em outra novela sua: Era Uma Vez, exibida pela Globo, em 1998, e, em 1984, em Livre para Voar, interpretado por Jorge Dória.
  • O ator Paco Sanches interpretou novamente um pescador com o nome de Manjubinha, como em Tropicaliente, do mesmo autor.
  • Para turbinar a audiência dos capítulos finais, o autor criou um assassinato. Jorge Junqueira, personagem de Henri Castelli, foi assassinado, no capítulo 169, no ar em 6 de junho de 2005, uma segunda-feira, a 11 dias, da exibição do último capítulo, tendo seu veículo jogado, precipício abaixo. O assassino era o personagem Eduardo Mendes, para vingar a morte do seu filho, morto pelo vilão.
  • Primeira parceria entre o autor Walther Negrão e o diretor Dênis Carvalho.
  • Foi, reprisada, novamente com sucesso, na SIC, em Portugal de 23 de Junho até 31 de Outubro de 2008, às 14h15.

[editar] Ligações externas


Ícone de esboço Este artigo sobre telenovelas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Colaboração
Imprimir/exportar
Ferramentas