Companhia Brasileira de Cartuchos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC) é uma fábrica brasileira de munições e armas que detém praticamente o monopólio da produção de munições no Brasil. Sua composição social é do tipo Economia Mista, isto é, possui cotas estatais (não majoritárias).

Fundada em 1926 por Giancola Matarazzo, com o nome de Fábrica Nacional de Cartuchos e Munição. Muda o nome em 1936 para Companhia Brasileira de Cartuchos, quando a empresa americana Remington Arms e a inglesa ICI assumem o controle acionário.

Sua produção de armas de caça e esportivas inicia-se em 1960. Passa para o controle nacional em 1979. A partir 1993 passa a ser controlada pelo Grupo Arbi (70%).

Tem uma linha de produção diversificada na área de munições de uso civil, policial e militar, que atende principalmente o mercado exterior. Sua produção de armas se resume ao fabrico de armas de Pressão 4,5mm (.177), 5,5mm (.22), armas de caça nos calibres 12, 16, 20, 28, 32 e 36(.410) e carabinas semi-automáticas no calibre .22 . Também produz coletes a prova de balas. Em 2007, adquiriu a fábrica alemã MEN, Metallwerk Elisenhütte Nassau GmbH, em Nassau. Seguindo os empreendimentos internacionais no ano de 2009 adquire a Tcheca Sellier&Bellot, em Praga na República Tcheca.

Fora do Brasil usa o nome comercial de MAGTECH.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.