Companhia Descalvadense

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Ramal Descalvadense foi fundado em 1896 pela Bolsa cafeeira de Descalvado para melhorar o escoamento do café até os trilhos da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, até então feitos ao lombo de mulas.

História[editar | editar código-fonte]

Em 1910, a Cia Paulista compra o ramal definitivamente pois, desde sua fundação, ela já o operava. Poucos eram seus horários, apenas 2 trens por dia, 1 pela manha e outro pela tarde, mas era o meio mais rápido de se locomover entre a área rural e a cidade.

Em 1959 a Paulista decide fechar o ramal, já deficitário, e vender seu material. Já em 1960 nada mais restava, seus trilhos foram arrancados e seu material vendido. Algumas locomotivas foram vendidas para outras ferrovias e ainda hoje existem.

Características[editar | editar código-fonte]

Tinha 14 km de extensão em bitola estreita de 60 cm, saindo da estação da Cia Paulista em direção a Aurora. Era comum o apelido de “trenzinho”, em contrapartida ao “trenzão” da Paulista, por isso ficou conhecido como “Trenzinho da Aurora”. Possuía originalmente 2 locomotivas a vapor e alguns carros de passageiros e vagões de carga.

Havia apenas 3 estações no trajeto – descalvado, pântano e aurora – porém, havia inúmeras paradas no caminho, a mais famosa delas era a “fazenda São Miguel”.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre transporte ferroviário é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.