Complexo mioelétrico migratório

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Complexo Mioelétrico Migratório ou Complexo Motor Migratório (CMM) diz respeito a um padrão de contração do músculo gastrointestinal e atividade mioelétrica despolarizante que se desloca do estômago até a válvula ileocecal, com frequência regular em intervalo de 90 a 120 minutos, durante o período interdigestório, ou seja, durante o jejum.

O complexo e o acompanhamento da atividade motora limpam periodicamente o intestino de qualquer material que não tenha deixado o trato gastrointestinal, como restos de secrecões gástrica e pancreática, bactérias, detritos (como fragmentos ósseos) e células provenientes de descamação, preparando-o para a próxima refeição.[1] Além disso, as contrações periódicas impedem a migração de bactérias colônicas para o íleo distal.

A alimentação interrompe o padrão de repetição do complexo mioelétrico migratório e inicia a atividade elétrica característica do estado de alimentação.

Fases do CMM[editar | editar código-fonte]

Em humanos, o complexo motor migratório ocorre em intervalos de 90 a 120 minutos, e consistem de quatro fases distintas:

  1. Um prolongado período de quiescência
  2. Um período de aumento gradativo do potencial de ação e da contratilidade das células musculares lisas intestinais
  3. Um período de alguns minutos de atividade mioelétrica máxima
  4. Declínio gradual da atividade contrátil que se funde ao próximo período de quiescência.[2]

Controle e Regulação[editar | editar código-fonte]

O controle da atividade do complexo mioelétrico migratório é feito pela motilina, um peptídeo de 22 aminoácidos sintetizado pela mucosa duodenal e liberado no final da fase 2 do CMM. Além disso, o sistema nervoso entérico atua na coordenação dos movimentos, com modulação do sistema nervoso autônomo extrínseco.

Referências

  1. «Myoelectric Complex, Migrating». Consultado em 22 de março de 2015 
  2. Boron, Walter F.; Boulpaep, Emile (2015). Fisiologia Médica. [S.l.]: Elsevier 
Ícone de esboço Este artigo sobre Fisiologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.