Composto sanduíche

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Modelo Espacial do ferroceno, Space-filling model of ferrocene

Um composto sanduíche, na química dos organometálicos é qualquer composto químico contendo um átomo metálico entre dois anéis.

O termo composto sanduíche foi introduzido na nomenclarutra dos organometálicos na década de 50, quando J.D. Dunitz, L.E. Orgel e R.A. Rich confirmaram a estrutura do ferroceno por cristalografia de raios-X. [1] A estrutura correta foi proposta anos antes por Robert Burns Woodward. De particular interesse, essa estrutura auxiliou a explicar diversas questões sobre os conformeros do ferroceno, a molécula com um átomo de ferro entre duas ciclopentadienilas paralelas. Esse resultado também demonstrou a capacidade da técnica de cristalografia de raios-X, acelerando o crescimento da química dos organometálicos.[2]

Classes de Compostos Sanduíche[editar | editar código-fonte]

Os mais conhecidos são os metalocenos, com fórmula M(C5H5)2, onde M = Cr, Fe, Co, Ni, Ti, V, Mn, Mo, Ru, W, Zn. Essas espécies também são chamadas de complexos metálicos de bis(ciclopentadienila).

  • Complexos mistos de ciclopentadienila: M(C5H5)(CnHn). An example is Ti(C5H5)(C7H7)
  • Complexos de Bis(benzeno): M(C6H6)2, the best known example being Bis(benzene)chromium.
  • Complexos de Bis(ciclooctatetraenila): U(C8H8)2, o derivado de Th também é conhecido.

Semi Compostos Sanduíche[editar | editar código-fonte]

Semi Compostos Sanduíche Monometálicos[editar | editar código-fonte]

Modelo de esferas do maganês tricarbonil metilciclopentadienila , o composto "banqueta de piano

"

Metalocenoss com apenas uma ligacão ao ligante planar ao invés de duas, originam uma grande famílica de compostos semi sanduíche. Provavelmente, o exemplo mais conhecido é o maganês tricarbonil metilciclopentadienila . Tais espécies são ocasionalmente referidas como compostos banqueta de piano, onde existem pelo menos três ligantes diatômicos mais o "assento" formado pelo anel. O nome é derivado da similaridade desta estrutura com as "banquetas", onde o assento é o hidrocarboneto facial planar (e.g. benzeno ou ciclopentadieno), e as pernas são ligantes como CO.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. J. Dunitz, L. Orgel, A. Rich. (1956). "The crystal structure of ferrocene". Acta Crystallographica 9: 373–5. DOI:10.1107/S0365110X56001091.
  2. Miessler, Gary L.; Donald A. Tarr. Inorganic Chemistry. Upper Saddle River, New Jersey: Pearson Education, Inc. Pearson Prentice Hall, 2004. ISBN 0-13-035471-6.

Predefinição:Organometálicos

Perylene Tetrapalladium SandwichComplex
Perylene-tetrapalladium-sandwich-complex-from-xtal-3D-vdW.png
Perylene-tetrapalladium-sandwich-complex-from-xtal-3D-balls-B.png