Computação interativa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Em ciência da computação, computação interativa é um modelo matemático para o cálculo que envolve comunicação com o mundo externo. Isto é em contraste ao entendimento tradicional de cálculo que assume uma simples interface entre o agente de computação e o ambiente, consistindo em fazer uma pergunta (entrada) e gerar uma resposta (saída).

A famosa tese de Church-Turing tenta definir computação e computabilidade em termos de Máquinas de Turing[1]. No entanto, a máquina de Turing fornece apenas uma resposta para a questão do que significa computabilidade de funções e, com tarefas interativas que nem sempre são redutíveis a funções, ela falha em captar nossa intuição mais ampla de computação e computabilidade. Embora este fato tenha sido admitido pelo próprio Alan Turing, foi só recentemente que a comunidade científica da Computação Teórica percebeu a necessidade de definir modelos matemáticos adequados de computação interativa. Entre os modelos matemáticos de computação estudados atualmente que tentam capturar a interação são as máquinas fácil-e-difícil de Japaridze, elaboradas nas estruturas de lógica computacional, as máquinas de Turing persistentes de Goldin[2][3][4], e as máquinas de estado abstrato de Gurevich. Peter Wegner[5] tem, adicionalmente, feito um grande trabalho nesta área da ciência da computação.

Veja Também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Abstract State Machines
  2. Interactive Computation: The New Paradigm ISBN 354034666X. Edited by D.Goldin, S.Smolka and P.Wegner. Springer, 2006.
  3. D.Q.Goldin, Persistent Turing Machines as a model of interactive computation. Lecture Notes in Computer Science 1762, pp. 116-135.
  4. D. Goldin, S. Smolka, P. Attie, E. Sonderegger, Turing Machines, Transition Systems, and Interaction'. J. Information and Computation 194:2 (2004), pp. 101-128
  5. P.Wegner, Interactive foundations of computing. Theoretical Computer Science 192 (1998), pp. 315-351.