Comunas da Suíça

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

As Comunas da Suíça eram em 1 de janeiro de 2009 2636 unidades.[1] Os municípios (às vezes chamados de comunidades ou comunas, após os nomes francês/italiano) são a menor divisão de governo na Suíça, e são chamados Gemeinden em alemão, communes em francês, comuni em italiano e vischnancas em Romanche. Embora muitos tenham uma população de poucas centenas de cidadãos, as maiores cidades, como Zurique ou Genebra também têm o estatuto jurídico de municípios. A área dos municípios varia entre 0,28 km² (Ponte Tresa, em Ticino) e 282 km² (Bagnes, em Valais).

Os municípios mais populosos são Zurique, Genebra, Basileia, Berna e Lausana com mais de 100 000 habitantes. O menor município é Corippo com 17 habitantes em 2004.

Os municípios, assim como os cantões, detêm grande parcela de autonomia em relação às demais esferas administrativas do país. Os grandes municípios são dotados de um parlamento municipal (assembleia) e de um governo comunal cujos nomes variam. Os pequenos municípios têm uma assembleia de todos seus cidadãos eleitores e um governo municipal.

Mapa dos municípios suíços (2015)

Ver também

Referências

  1. Em 1 de janeiro de 2009, «Amtliches Gemeindeverzeichnis der Schweiz» (Microsoft Excel). Bundesamt fur Statistik (Departamento Federal de Estatísticas). Bfs.admin.ch. 2009. Consultado em 2 de maio de 2009 
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Suíça é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.