Comunicação segmentada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde janeiro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

A Comunicação Segmentada é um desdobramento do modelo de Comunicação de Massa. Ela ocorre pelos meios de comunicação tradicionais como jornais, rádios, TVs, Cinema, cartazes ou internet, porém, diferentemente do modelo de massa, atinge grupos específicos, classificados de acordo com características próprias e preferências similares. A Comunicação Segmentada tem a particularidade de atingir um número menor, porém mais específico, de receptores ao mesmo tempo, partindo de um único emissor.

A Internet se destaca por ser o meio onde a comunicação segmentada pode ser melhor utilizada. Ferramentas de marketing contextual como o Google Adwords permitem aos profissionais de comunicação criar campanhas altamente segmentadas, com baixíssima dispersão. Desta forma, pequenas empresas que não possuem verba para investir em meios de comunicação tradicionais, podem agora expor sua marca para públicos específicos na internet.

A cauda longa, teoria de Chris Anderson, mostrou como a Internet facilita a segmentação de públicos, com a potencialização da criação de nichos e micro-nichos. Graças a esse novo meio, pessoas com interesses e características em comum, mesmo que distantes geograficamente umas das outras, podem se agrupar e interagir em comunidades específicas. Essas comunidades se tornam pontos de grande valor para marcas trabalharem sua comunicação. Uma comunidade de fãs de automóveis é um ambiente propício para o marketing de montadoras e revendas, por exemplo.

Comunidades altamente segmentadas, quando oferecem formas de publicidade, a oferecem a um custo bem menor do que grandes portais horizontais da internet. Dessa forma, se tornam excelentes opções de marketing para empresas de produtos ligados ao tema da comunidade. Assim, consegue-se uma comunicação de alta eficiência, com custos e dispersão consideravelmente menores do que em mídias generalistas.