Concatenação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Concatenação é um termo usado em computação para designar a operação e unir o conteúdo de duas strings. Por exemplo, considerando as strings "casa" e "mento" a concatenação da primeira com a segunda gera a string "casamento".

Diversas linguagens de programação fornecem operadores binários para a concatenação. A linguagem Python por exemplo oferece o operador + para a concatenação, portanto uma forma válida de se representar o exemplo anterior em Python seria:

print "casa" + "mento"

Neste exemplo seria mostrada na tela a string "casamento" que é resultado da concatenação.

Concatenação de conjuntos de strings[editar | editar código-fonte]

Em ciência da computação, em particular na teoria da computação, a operação de concatenação sobre strings é generalizada para uma operação sobre conjuntos de strings como segue:

Para dois conjuntos de strings S1 e S2, a concatenação S1S2 consiste de todas strings da forma vw onde v é uma string de S1 e w é uma string de S2.

Nesta definição, a string vw é a concatenação comum de strings v e w como definida na seção introdutória. Neste contexto, conjuntos de strings são muitas vezes referidas como linguagens formais. Note que não usamos um símbolo de operador explícito para representar a concatenação.

Linguagens de programação[editar | editar código-fonte]

Cada linguagem faz a concatenação de forma diferente. Para mais detalhes, consulte a página da linguagem correspondente, e o wikilivro indicado neste página.

Operador Linguagem de programação
+ BASIC, C++, Pascal, Delphi, JavaScript, Java, Python, Ruby, NetBeans,
++ Haskell
& Ada, AppleScript, ASP, VHDL, Visual Basic
. Perl (t/m versie 5), PHP, Maple (t/m versie 5)
~ Perl 6
|| Standard SQL, PL/1, Rexx, Maple (vanaf versie 6)
<> Mathematica
.. Lua
, J
^ Ocaml, ML
// Fortran
paste R (linguagem de programação)
atom_concat/3 SWI-Prolog
{ , } Verilog