Conceição da Feira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Município de Conceição da Feira
"Cidade Ternura"
Bandeira desconhecida
Brasão desconhecido
Bandeira desconhecida Brasão desconhecido
Hino
Aniversário 23 de julho
Fundação 23 de Julho de 1926
Gentílico conceiçoense
Prefeito(a) RAIMUNDO DA CRUZ BASTOS (PSC)
(2013–2016)
Localização
Localização de Conceição da Feira
Localização de Conceição da Feira na Bahia
Conceição da Feira está localizado em: Brasil
Conceição da Feira
Localização de Conceição da Feira no Brasil
12° 30' 21" S 38° 59' 56" O12° 30' 21" S 38° 59' 56" O
Unidade federativa  Bahia
Mesorregião Centro Norte Baiano IBGE/2008 [1]
Microrregião Feira de Santana IBGE/2008 [1]
Região metropolitana Região Metropolitana de Feira de Santana
Municípios limítrofes São Gonçalo dos Campos, Cachoeira, Governador Mangabeira, Cabaceiras do Paraguaçu e Antônio Cardoso
Distância até a capital 120 km
Características geográficas
Área 162,883 km² [2]
População 22 226 hab. IBGE/2013[3]
Densidade 136.52
Altitude 218 m
Clima Clima Equatorial
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH-M 0,634 médio PNUD/2010 [4]
PIB R$ 104 358 mil IBGE/2010[5]
PIB per capita R$ 5 113,57 IBGE/2010[5]
Página oficial

Conceição da Feira é um município brasileiro do estado da Bahia, localizado na Região Metropolitana de Feira de Santana e ao Recôncavo Baiano. Sua população estimada em 2013 era de 22.226 habitantes.

Economia[editar | editar código-fonte]

A economia da cidade é baseada na Avicultura , atividade econômica na qual se destaca no estado a ponto de ser conhecida como a Capital do Frango , só no ramo da Avicultura estão instaladas na cidade as empresas: Avigro, Gujão, Nova Granja, Carolina e Agroviba. Muitos produtores individuais na cidade prestam serviços a essas empresas. A Mundial Promotora é outra empresa que se destaca pela sua credibilidade ao conceder empréstimos representando as maiores instituiçoes bancárias do País. O comércio da cidade apesar de pequeno é bem diversificado, existem quatro grandes supermercados e outros menores, papelarias e lojas de móveis e eletrodomésticos completam o comércio da cidade.

A feira livre realizada na cidade durante o dia de sábado é fonte de emprego e renda para os pequenos produtores e feirantes da região e atraem muitas pessoas que compram tanto na feira livre quanto nos supermercados. O São João da cidade atrai milhares de pessoas para a cidade, principalmente os habitantes da Capital do estado que vem aproveitar as festas juninas nas cidades do Recôncavo Baiano .

A Associação dos Engenheiros da Viação Férrea Federal Leste Brasileiro (Aelb-BA) estuda atualmente uma expansão do Trem suburbano de Salvador até o município, para meados da década de 2020.[6] O município havia sido incluído no roteiro do trem turístico Transbaião.[7] [8] [9] [10]

Educação[editar | editar código-fonte]

Existem muitas escolas primárias tanto nas redes públicas, quanto particular, o ensino médio na cidade conta apenas com o Colégio Estadual Yeda Barradas Carneiro, na rede pública. Na rede particular, o Colégio Integral oferece ensino médio. A educação superior também está presente com a FACE - EAD, que oferece os cursos de Administração, Matemática, Letras e Pedagogia. Mas a cidade está relativamente perto de duas das maiores universidades da Bahia: a UEFS, onde os estudantes que residem no município tem direito a ônibus de graça, e a UFRB, que fica a 18 minutos do centro da cidade.

Bairros[editar | editar código-fonte]

Centro

Santa Luzia (Baixinha)

Pinheiro

Recanto do Paraguaçu

Rocinha

Pontos Turísticos[editar | editar código-fonte]

Serra da Putuma

Rio Paraguaçu

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição

Conceição Velha

Praça da Matriz

Praça da Bandeira

Saúde[editar | editar código-fonte]

Moradores da cidade precisam se deslocar para Feira de Santana quando necessitam de atendimento urgente, pois a cidade disponibiliza apenas uma unidade hospitalar, a Unidade Hospitalar Maria Teodora Leal, que não oferece alguns serviços. Conceição conta também com algumas clínicas particulares que realizam diversos tipos de exames laboratoriais.

Conjuntos Habitacionais[editar | editar código-fonte]

Junto ao Governo da Bahia, a cidade já construiu dois conjuntos habitacionais: O Recanto do Paraguaçu I e o Recanto do Paraguaçu II. Um terceiro está em fase de planejamento, e será construído no local onde ficava a antiga rodoviária. A previsão de entrega das 50 casas é para 2014.

Clima[editar | editar código-fonte]

Estações definidas, porém conta com um inverno muito frio para os padrões nordestinos. O mês mais frio é agosto, onde as temperaturas podem chegar a 15ºC, mas também pode ir à casa dos 30ºC. Os meses chuvosos vão de junho à agosto.

Vida Urbana[editar | editar código-fonte]

Por ser uma cidade pequena, não dispõe de uma vida urbana agitada, exceto em Junho quando acontecem os festejos de São João. Mas estamos perto do Shopping Boulevard Feira de Santana (menos de 45 minutos em carro próprio). Mas, por isso, a violência também diminui. Podemos sair com celulares, roupas e tênis caros sem medo de ser roubados. Pode-se sentar-se à frente das casas para conversar com os vizinhos. À noite, a Praça Marechal Deodoro enche-se de jovens que ficam por ali, conversando com amigos ou comendo em algum das lanchonetes e points da cidade.


Referências

  1. a b Divisão Territorial do Brasil Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Visitado em 11 de outubro de 2008.
  2. IBGE (10 out. 2002). Área territorial oficial Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Visitado em 5 dez. 2010.
  3. IBGE - Censo Brasileiro 2013 (PDF) Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Visitado em 03 de novembro de 2013.
  4. Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil Atlas do Desenvolvimento Humano Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2010). Visitado em 24 de agosto de 2013.
  5. a b Produto Interno Bruto dos Municípios - 2010 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Visitado em 12 dez. 2012.
  6. Bahia poderá ganhar um sistema ferroviário de âmbito regional
  7. Projeto Transbaião
  8. [1]
  9. Sítio oficial do Transbaião
  10. Trem turístico percorre 13 cidades do recôncavo baiano
Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado da Bahia é um esboço relacionado ao WikiProjeto Nordeste do Brasil. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.