Concha de solvatação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Concha de solvatação é uma concha (revestimento) de qualquer espécie química atuando como um solvente, cercando uma espécie soluto.

Um clássico exemplo são moléculas de água solvatando um íon metálico. O átomo de oxigênio eletronegativo contido nas moléculas de água atrai eletrostaticamente a carga positiva no íon metálico. O resultado é a concha de solvatação das moléculas de água cercando o íon. Esta concha pode ser uma camada de algumas moléculas, dependendo da carga do íon.

Com outros solventes e solutos, variações de fatores estéricos e cinéticos podem afetar a concha de solvação. É um conceito muio útil em Bioquímica.

Uma curiosidade sobre tal conceito é que já foi usado para tentar explicar um possível mecanismo para as soluções usadas na homeopatia, nas quais tais conchas perpetuariam as formas das moléculas dissolvidas mesmo a extremas dissoluções e portanto, perpetuando também sua ação química.[1]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Teixeira J, Luzar A, Longeville S. (2006). "Dynamics of hydrogen bonds: how to probe their role in the unusual properties of liquid water". J. Phys.: Condens. Matter 18: S2353–S2362. doi:10.1088/0953-8984/18/36/S09

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Química é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.