Conclave de 1294

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conclave de 1294
Conclave de 1294
O Papa Bonifácio VIII
Data e localização
Pessoas-chave
Decano Hugues Aycelin de Billom
Vice-Decano Gerardo Bianchi
Camerlengo Tommaso d'Ocre[1][2]
Protodiácono Matteo Orsini Rosso[2][3]
Eleição
Eleito Papa Bonifácio VIII
(Benedetto Caetani)
Participantes 22 presentes
Escrutínios 3
Cronologia
Eleição papal de 1292–1294
Conclave de 1303
Brasão papal de Sua Santidade o Papa Bonifácio VIII

O conclave papal ocorrido entre 23 a 24 de dezembro de 1294 resultou na eleição do cardeal Benedetto Caetani como Papa Bonifácio VIII depois da renúncia do Papa Celestino V.[3]

A renúncia de Celestino V[editar | editar código-fonte]

Celestino V, fundador da Ordem dos Celestinos, muito apreciado e venerado por sua santidade, foi eleito para o papado em 7 de julho de 1294, como uma opção de compromisso depois de mais de dois anos de sede vacante. Logo se fez claro que este santo eremita era totalmente incompetente e inadequado para um trabalho de tanto peso como o de papa. Admitindo sua própria incompetência pouco depois de sua eleição, Celestino expressou seu desejo de abdicar e regresar a sua cova solitária nas montanhas dos Abruzos. Ainda assim, antes de fazê-lo, publicou duas bulas:

  • A primeira bula estabeleceu as normas relativas à abdicação de um papa.
  • A segunda bula (Quia in futurum, 28 de setembro de 1294) restaurou a constituição Ubi periculum, que estabelecia o conclave papal, que fora suspensa pelo Papa Adriano V.

Durante seu curto papado, também criou 13 novos cardeais. Finalmente, em 13 de dezembro de 1294, Celestino V renunciou ao papado em Nápoles, três dias depois de confirmar a restauração da instituição do conclave papal.

Cardeais eleitores[editar | editar código-fonte]

No conclave participaram seguramente 22 cardeais. Um 23.º cardeal, Francesco Ronci, não participou talvez porque já estivesse falecido (ele morreu em uma data desconhecida depois de 13 de outubro).

Cardeais presentes[editar | editar código-fonte]

Criado por Cardeais Por Cento
Papa Urbano IV (UIV) 01 4,55 %
Papa Nicolau III (NIII) 03 13,64 %
Papa Honório IV (HIV) 01 4,55 %
Papa Nicolau IV (NIV) 05 22,73 %
Papa Celestino V (CV) 012 54,55 %
Total 22 100 %

Ausentes[editar | editar código-fonte]

Não participou do conclave:

O Conclave[editar | editar código-fonte]

Em 23 de dezembro de 1294, os cardeais se reuniram no Castel Nuovo de Nápoles para a eleição do sucessor de Celestino V. Na primeira votação da tarde desse dia, o cardeal Matteo Orsini Rosso foi eleito, mas se negou a aceitar a dignidade papal. No dia seguinte, véspera de Natal, o cardeal Benedetto Caetani, arcipreste do Colégio Cardinalício, recebeu a maioria necessária e tomou o nome de Bonifácio VIII. Pouco depois de sua eleição, regressou a Roma, onde em 23 de janeiro de 1295, foi consagrado episcopado pelo Cardeal-Decano Hugues Aycelin de Billom de Óstia e coroado por Matteo Orsini Rosso.

Referências

  1. «Lista de Camerlengos da Santa Igreja Católica» (em inglês) 
  2. a b «GCatholic» (em inglês) 
  3. a b «The Cardinals of the Holy Roman Church» (em inglês) 
  4. a b Francesco Ronci e Nicolas de Nonancour de l'Aide foram criados cardeais pelo papa Celestino V em 18 de setembro de 1294, Ronci com o título de São Lourenço em Dâmaso e Nonancour com o título de San Marcello mas na morte do cardeal Francesco Ronci, Nonancour passou para esse último título. A data precisa em que morreu Ronci não é certa, sabendo-se que foi depois de 13 de outubro de 1294. Tudo isso aconteceu enquanto estava em andamento o conclave que elegeu o Papa Bonifácio VIII. ((em inglês) «The Cardinals of the Holy Roman Church - L'Aide». 5 de junho de 2010  - «The Cardinals of the Holy Roman Church - Ronci». 5 de junho de 2010 )

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]