Conclave de 1404

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Conclave de 1404
O Papa Inocêncio VII
Data e localização
Pessoas-chave
Camerlengo Cosimo Gentile Megliorati[1] [2]
Protodiácono Ludovico Fieschi[2] [3]
Eleição
Eleito Papa Inocêncio VII
(Cosimo Gentile Megliorati)
Participantes 12 (9 presentes)
Cronologia
Último
Último
Conclave de 1389
Conclave de 1406
Próximo
Próximo
Brasão papal de Sua Santidade o Papa Inocêncio VII

O conclave papal ocorrido entre 10 a 17 de outubro de 1404 resultou na eleição do Papa Inocêncio VII depois da morte do Papa Bonifácio IX[3] .

Situação Geral[editar | editar código-fonte]

Foi um dos conclaves do período do Grande Cisma do Ocidente. Vários clérigos e leigos pediram aos cardeais romanos para não eleger o sucessor do Papa Bonifácio IX e reconhecer Bento XIII de Avinhão como Papa, ou pelo menos esperar por sua morte e só depois de eleger um novo papa[4] . Entre os defensores deste ponto de vista era o cardeal Ludovico Fieschi, protodiácono que não participou do conclave e, posteriormente, não reconheceu os seus resultados.

No entanto, nove cardeais presentes em Roma entraram no Conclave em 10 de outubro. Inicialmente todos os eleitores assinaram a capitulação em conclave, que exigiu dos eleitores a fazer o que era posível (incluindo a abdicação) para restaurar a unidade da Igreja[4] . Após sete dias de deliberações, o cardeal camerlengo Cosimo Gentile Megliorati foi unanimemente eleito papa, assumindo o nome de Inocêncio VII.

Cinco dias após o cardeal Fieschi oficialmente abandonou a obediência romana e reconheceu Bento XIII de Avinhão como o verdadeiro papa, de modo que o rito da coroação papal foi realizada em 11 de novembro pelo novo cardeal-protodiácono Landolfo Maramaldo[4] .

Antipapa João XXIII Antipapa João XXIII Antipapa Alexandre V Papa Gregório XII Papa Inocêncio VII Papa Inocêncio VII Papa Bonifácio IX Papa Urbano VI Antipapa Bento XIII Antipapa Clemente VII Martinho V Gregório XI

Lista de participantes[editar | editar código-fonte]

Os seguintes cardeais não participaram do conclave:

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]