Concord (casta de uva)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Concord
Espécie: Vitis labrusca
Origem: Concord, em Massachusetts
 Estados Unidos
Cultivo: muito difundido nos Estados Unidos[1] e no Brasil[2]
Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Concord (casta de uva)

Concord é uma casta de uva da espécie Vitis labrusca[3] . É bem resistente a doenças, porém não se adapta bem a climas tropicais[4] . Apresenta frutos azul-escuros. Apresenta elevada produtividade e pode suportar os rigorosos invernos do Canadá e do nordeste dos Estados Unidos[5] .

História[editar | editar código-fonte]

Foi criada em 1849 por Ephraim Bull na cidade de Concord, no estado de Massachusetts, nos Estados Unidos[6] .

Utilização[editar | editar código-fonte]

É utilizada na produção de vinhos, sucos, doces, geleias e tortas[7] . Com ela, se produz a geleia utilizada no tradicional sanduíche estadunidense de pasta de amendoim com geleia[8] . A concord é considerada a casta de uva mais indicada para a produção de sucos[9] , sendo que estes possuem uma quantidade excepcionalmente alta de substâncias benéficas para a saúde, como o resveratrol e flavonoides, além de provocarem um benéfico relaxamento das artérias devido ao estímulo ao aumento da produção de óxido nítrico pelas células endoteliais por um período superior a seis horas, período este superior ao efeito dos vinhos.

É muito utilizada na produção de vinhos religiosos (como o vinho kosher judaico[10] ) e para adicionar volume a outros vinhos[11] .

Referências

  1. PORTO, G. Vinho concord. Disponível em http://www.infoescola.com/bebidas/vinho-concord/. Acesso em 5 de dezembro de 2012.
  2. Salton suco de uva. Disponível em http://www.vinhosnet.com.br/produto.php?action=detalhes&codigo=294. Acesso em 5 de dezembro de 2012.
  3. PORTO, G. Vinho concord. Disponível em http://www.infoescola.com/bebidas/vinho-concord/. Acesso em 4 de dezembro de 2012.
  4. MAIA, J. D. G. e CAMARGO, U. A. Sistema de produção de uvas rústicas para o processamento em regiões tropicais do Brasil. Disponível em http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Uva/UvasRusticasParaProcessamento/cultivares.htm. Acesso em 4 de dezembro de 2012.
  5. GILETTE, P. A. e GILETTE, P. Playboy's book of wine. The Hamlyn Publishing Group Limited. 1984. p. 30.
  6. PORTO, G. Vinho concord. Disponível em http://www.infoescola.com/bebidas/vinho-concord/. Acesso em 4 de dezembro de 2012.
  7. PORTO, G. Vinho concord. Disponível em http://www.infoescola.com/bebidas/vinho-concord/. Acesso em 4 de dezembro de 2012.
  8. PORTO, G. Vinho concord. Disponível em http://www.infoescola.com/bebidas/vinho-concord/. Acesso em 5 de dezembro de 2012.
  9. Salton suco de uva. Disponível em http://www.vinhosnet.com.br/produto.php?action=detalhes&codigo=294. Acesso em 4 de dezembro de 2012.
  10. PORTO, G. Vinho concord. Disponível em http://www.infoescola.com/bebidas/vinho-concord/. Acesso em 5 de dezembro de 2012.
  11. GILETTE, P. A. e GILETTE, P. Playboy's book of wine. The Hamlyn Publishing Group Limited. 1984. p. 30.

Ver também[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre Vinhos é um esboço relacionado ao Projeto Vinhos. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.