Concórdia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados, veja Concórdia (desambiguação).
Concórdia
  Município do Brasil  
Igreja Matriz de Concórdia
Igreja Matriz de Concórdia
Igreja Matriz de Concórdia
Símbolos
Bandeira de Concórdia
Bandeira
Brasão de armas de Concórdia
Brasão de armas
Hino
Gentílico concordiano ou concordiense
Localização
Localização de Concórdia em Santa Catarina
Localização de Concórdia em Santa Catarina
Localização de Concórdia em Santa Catarina
Concórdia está localizado em: Brasil
Concórdia
Localização de Concórdia no Brasil
Mapa
Mapa de Concórdia
Coordenadas 27° 14' 02" S 52° 01' 40" O
País Brasil
Unidade federativa Santa Catarina
Região metropolitana Contestado
Municípios limítrofes Marcelino Ramos e Mariano Moro (RS), Alto Bela Vista, Peritiba, Presidente Castello Branco, Jaborá, Irani, Lindóia do Sul, Ipumirim, Arabutã e Itá
Distância até a capital 450 km
História
Fundação 29 de julho de 1934 (89 anos)
Administração
Prefeito(a) Rogério Luciano Pacheco[1] (PSDB, 2021 – 2024)
Vereadores 13
Características geográficas
Área total [2] 799,879 km²
População total (Censo IBGE/2022) [3] 81 646 hab.
 • Posição SC: 16º
Densidade 102,1 hab./km²
Clima subtropical
Altitude 550 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2010) [4] 0,800 muito alto
Gini 0,36
PIB (IBGE/2012) [5] R$ 2 416 217 mil
PIB per capita (IBGE/2014[5]) R$ 30,008,04 reais
Sítio concordia.atende.net (Prefeitura)
www.cvc.sc.gov.br (Câmara)

Concórdia é um município brasileiro localizado no estado de Santa Catarina. Com uma população de 81.646 habitantes,[6] é a segunda maior cidade do Oeste Catarinense, atrás apenas de Chapecó. É sede da Região Geográfica Imediata de Concórdia, situada na Região Geográfica Intermediária de Chapecó.

Foi eleita como a cidade com o melhor índice de desenvolvimento do Estado de Santa Catarina e a 6ª melhor do Brasil pelo IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal) em 2017.[7]

Foi fundado por colonizadores provenientes do Rio Grande do Sul, principalmente descendentes de italianos e alemães que haviam emigrado para o Brasil no século XIX.

História[editar | editar código-fonte]

Igreja de Planalto, distrito de Concórdia

A colonização de Concórdia, como a do Meio Oeste e Oeste de Santa Catarina, passou a ser intensificada após a Guerra do Contestado, especialmente nos anos de 1920 e 1930. Nesta época os governos estadual e federal estimularam a venda de pequenas propriedades rurais aos colonos gaúchos. Até então, a região era habitada somente por caboclos.

Ao contrário do que algumas pessoas divulgam, a denominação "Concórdia" não se deve a nenhum acordo de paz para o fim da Guerra do Contestado, que aconteceu no início do século passado na região Meio Oeste de Santa Catarina. Isso pelo simples fato de que não houve qualquer acordo de paz, já que os caboclos foram dizimados pelo Exército Brasileiro e pelas forças policiais do Paraná e Santa Catarina. Ao que tudo indica, o nome Concórdia surgiu em função da necessidade de se estabelecer uma nova denominação para a vila, até então chamada de Queimados, em razão do riacho que corta seu centro. "Queimados" este sim seria um nome pouco charmoso para a cidade, enquanto Concórdia soa melhor e é mais simpático. O nome Concórdia pode estar associado sim ao espírito de pacificação que existia, sem, entretanto, que se fizesse qualquer coisa para a integração social dos caboclos que viviam na região.

Devido ao grande crescimento da cidade, diversas etnias podem ser encontradas em Concórdia, mas sua população mantém as características originais, sendo predominantemente descendente de italianos, alemães e por alguns poloneses.

Geografia[editar | editar código-fonte]

O município de Concórdia é banhado por vários rios da bacia hidrográfica do rio Uruguai. Além do próprio Uruguai, destacam-se o Jacutinga, Rancho Grande e o Queimados que passa pelo centro da cidade, além de inúmeros outros riachos que se destacam por suas belezas. Localizado na divisa com os municípios de Irani, Lindoia do Sul, Ipumirim, Arabutã e Itá, o rio Jacutinga recebe água de uma série de afluentes, com sérios riscos de contaminação com dejetos suínos. A preocupação é maior porque é dele que Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) capta cerca de 80% da água que é distribuída no município.

A construção da Usina Hidrelétrica de Itá fez com que o curso do rio Uruguai em toda a extensão que banha o município de Concórdia, na divisa com o Rio Grande do Sul, se transformasse numa grande represa. O mesmo ocorreu com a parte final dos cursos de seus afluentes (incluindo Rancho Grande, Queimados e Jacutinga e o Lajeado Fragosos). Este lago possui mais de 80 km de extensão, com uma profundidade de mais de 70 metros e uma largura média superior a 500 metros.

A bandeira do município é composta por três listras verticais vermelhas (as laterais) e verde (a central). No centro da bandeira há um losango branco, com o brasão do município.

Economia[editar | editar código-fonte]

Quiosque da Rua do Comércio. Localizado no Calçadão, próximo à praça Dogello Goss, foi inspirado na estufa do Jardim Botânico de Curitiba e é um dos cartões-postais da cidade.

A economia de Concórdia se concentra na agroindústria e na agropecuária, principalmente com a criação de suínos e aves[8] e plantações de milho e soja em minifúndios, além de ter um comércio bem desenvolvido e que atende também os municípios vizinhos. A região de Concórdia é berço de algumas das maiores empresas frigoríficas do país. A Sadia S.A. surgiu e tem sua matriz em Concórdia. No início denominada Sociedade Anônima Concórdia, o nome Sadia surgiu da junção do "S" de Sociedade, "A" de Anônima e "DIA" de Concórdia. Em 2009, a Sadia foi incorporada pela Perdigão S.A., quando fundiram-se e passaram a ser uma única empresa, a Brasil Foods S.A., atual BRF.

Cultura[editar | editar código-fonte]

Portal de entrada de Concórdia

Aniversário e festas[editar | editar código-fonte]

O aniversário do município é comemorado em 29 de julho, tendo em vista a emancipação político-administrativa do município ter ocorrido nesta data, em 1934. As comemorações em geral envolvem uma grande exposição de animais, indústria e comércio, shows, e um festival gastronômico baseado em carne suína. Como parte da festa do município, são oferecidos à população um bolo e uma mortadela com o comprimento, em metros, igual a idade que a cidade comemora.

Outras grandes festas que acontecem no município, são: Festa Nacional do Leitão Assado (FENAL), que acontece em julho; Expo Concórdia, que acontece de dois em dois anos em novembro; Concórdia Kerb Fest, que é uma festa estilo alemã, com muita música e comida, realizado em novembro.

Festa do Vizinho[editar | editar código-fonte]

É realizada todos os anos, tendo iniciado em 1997 com algumas ruas. Hoje, mais de 500 ruas participam da festa, reunindo mais de 30 mil pessoas. Nesta festa, vizinhos se reúnem e confraternizam durante um almoço, geralmente churrasco, na própria rua, que é totalmente decorada. A festa inicia-se logo de manhã e vai até o anoitecer, e normalmente são realizadas gincanas, brincadeiras e jogos. Geralmente a festa é apoiada pelas emissoras de rádio da cidade, que transmitem informações a respeito da organização da festa e distribuem brindes.

Ensino superior[editar | editar código-fonte]

O ensino superior é outro segmento que cresceu muito nos últimos anos em Concórdia. Hoje são pelo menos 10 instituições que oferecem cursos superiores no município:

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - IFC (antigo IFET e Escola Agrotécnica)[9]
  • Universidade do Contestado - UnC[10]
  • Faculdade Concórdia - FACC[11]
  • Fundação Adolfo Bósio de Educação no Transporte - FABET - Faculdade de Tecnologia Pedro Rogério Garcia - FATTEP[12][13]
  • SENAC[14]
  • SENAI[15]
  • TERRA Cursos e Faculdade UNINTER[16]
  • UNOPAR - CEMAP I[17]

Cidadãos ilustres[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Prefeito e vereadores de Concórdia tomam posse; veja lista de eleitos em g1.globo.com
  2. IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010 
  3. «Censo populacional 2022 IBGE». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 27 de outubro de 2023. Consultado em 24 de novembro de 2023 
  4. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2010. Consultado em 31 de agosto de 2013 
  5. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2012». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 10 de junho de 2014 
  6. «Index of /Censos/Censo_Demografico_2022/Populacao_e_domicilios_Primeiros_resultados/Resultados_da_2a_apuracao_20231027». ftp.ibge.gov.br. Consultado em 25 de novembro de 2023 
  7. «IFDM | Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal: Resultado». www.firjan.com.br. Consultado em 3 de fevereiro de 2017 
  8. «Avicultura regional de Concórdia» [ligação inativa]
  9. «Website oficial do IFC». Arquivado do original em 20 de abril de 2010 
  10. «Website oficial da Universidade do Contestado». Arquivado do original em 27 de dezembro de 2007 
  11. «Website oficial da FACC» 
  12. «Website oficial da FABET» 
  13. «Website oficial da FABET». Arquivado do original em 19 de outubro de 2013 
  14. «Website oficial da SENAC» 
  15. «Website oficial da SENAI». Arquivado do original em 1 de janeiro de 2008 
  16. «Website oficial da TERRA Cursos» 
  17. «Unopar Virtual». Arquivado do original em 22 de setembro de 2010 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Concórdia