Condado de Ampúrias

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Condado de Ampúrias foi um condado medieval centrado na cidade homônima e cobria a região catalã de Peralada. Corresponde à atual comarca de Alt Empordà, a leste de Gerunda.

Depois de os francos conquistarem a região, em 785, Ampúrias e Peralada estavam sob a autoridade do Condado de Gerunda. Por volta de 813, Ampúrias, com Peralada, tornou-se um condado independente sob Ermengário. Ele e os outros primeiros condes eram provavelmente godos. Em 817, Ampúrias foi unido ao Condado de Rossilhão. A partir de então, até 989, Ampúrias esteve ligado a Rossilhão. De 835 a 844, Suniário I governou Ampúrias e Peralada, enquanto que Alarico I governou Rossilhão e Vallespir.

À morte de Gausfredo I, em 989, Rossilhão e Ampúrias foram separados. O filho mais velho de Gausfredo, Hugo I, recebeu Ampúrias, enquanto que Giselberto I recebeu Rossilhão. A dinastia condal de Hugo durou até 1322, quando Ampúrias passou para um ramo colateral de sua família. O último conde, Hugo VI, vendeu o condado para Pedro I, em 1325, em troca do baronato de Pego, a vila de Xaló e por Laguar (todos em Valência). Pedro depois trocou-o com Raimundo Berengário pelo condado de Prades, em 1341. A partir de então, Ampúrias se tornou infantado da Coroa de Aragão.

Lista de condes[editar | editar código-fonte]

Condes beneficiados[editar | editar código-fonte]

Belônidas[editar | editar código-fonte]

Hugo IV de Ampúrias e Pero Maça, senhor de Sangarrén, durante a batalha contra os mouros em Maiorca, por volta de 1229.

Casa de Cardona[editar | editar código-fonte]

Domínio Real'[editar | editar código-fonte]

Em 1325, Jaime II obteve o título condal de Hugo VI e o cedeu para seu filho Pedro IV de Ribagorza. Este, por sua vez, trocou com seu irmão Raimundo Berengário pelo condado de Prades.

Casa de Barcelona[editar | editar código-fonte]

Casa de Trastâmara[editar | editar código-fonte]

Em 13 de janeiro de 1436, Afonso V deu o título a seu irmão, Henrique de Aragão. A partir de então, até os dias de hoje, o título tem sido mantido por seus descendentes.

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.