Conde de Cervera

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Condado de Cervera)
Condessa de Cervera

Brasão de Armas da Condessa de Cervera
No cargo
Leonor

desde 19 de junho de 2014
Residência Palácio da Zarzuela
Duração Até a coroação como Rainha de Espanha
Criado em 27 de janeiro de 1353
Primeiro titular Pedro IV de Aragão
Sucessão Sofia de Bourbon e Ortiz

Conde ou Condessa de Cervera é um título nobiliárquico, criado pela primeira vez pelo rei Pedro IV de Aragão. Atualmente é um dos títulos vinculados tradicionalmente ao herdeiro da Coroa da Espanha,[1] sendo seu titular Leonor, Princesa das Astúrias.

Visão Geral[editar | editar código-fonte]

Brasão de Armas da atual Condessa de Cervera S.A.R A Princesa Leonor

O título foi criado em 1353 pelo rei de Aragão Pedro IV, O Cerimonioso para seu filho e herdeiro, o infante João, futuro João I de Aragão. Este título, típico dos herdeiros do trono da Coroa de Aragão, estará sempre ligado ao de Príncipe de Girona desde 1414, partilhando as mesmas vicissitudes.

Cervera é a capital da região de Segarra, na província de Lérida, na Catalunha. Especificamente, representa o herdeiro do Reino de Valência, parte da Coroa de Aragão. A Coroa de Aragão e as suas instituições foram formalmente abolidas após a Guerra da Sucessão Espanhola (1702-1713), com a ascensão do primeiro Bourbon ao trono de Espanha, pelos Decretos da Nueva Planta, pelos quais todas as terras de Aragão foram incorporadas, como províncias, em uma administração espanhola unificada.

[2]

Situação[editar | editar código-fonte]

Desde 19 de junho de 2014 os títulos de herdeiro da antiga Coroa de Aragão são ostentados pela princesa Leonor de Bourbon e Ortiz, onde também recebeu explicitamente o título de Princesa das Astúrias e outros títulos vinculados tradicionalmente ao sucessor da Coroa d Espanha. No âmbito legal, a Constituição espanhola de 1978 estabelece no Título II, art. 57.2:

Em 1996, em uma visita oficial a Cervera, o rei Filipe VI enquanto herdeiro do trono espanhol assumiu o título em uma cerimônia de homenagem popular. Desde a supressão da Coroa de Aragão, a princípios do século XVIII, é o primeiro herdeiro real que o ostenta, se bem que não tem feito uso público dele salvo nas ocasionais visitas à Catalunha e na cerimônia de seu casamento.

Referências

  1. Artigo 57.2 do título II, De la Corona, da Constituição espanhola de 1978
  2. «Conde de Cervera»