Condado de Hesse-Darmstadt

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Landgrafschaft Hessen-Darmstadt
Condado de Hesse-Darmstadt
1567 – 1806 Flagge Großherzogtum Hessen ohne Wappen.svg

Brasão de Hesse-Darmstadt

Brasão

Localização de Hesse-Darmstadt
Continente Europa
Capital Darmstadt
Governo Monarquia
Conde
 • - 1567 - 1596 Jorge I
 • - 1790 - 1806 Luís X
História
 • 1567 Fundação
 • 1806 Dissolução

Condado de Hesse-Darmstadt (alemão: Landgrafschaft Hessen-Darmstadt) foi um Estado membro do Sacro Império Romano-Germânico. Foi formada em 1567 após a divisão da Marca de Hesse entre os quatro filhos de Filipe I de Hesse, o marquês de Hesse. A capital do novo estado foi Darmstadt, daí o nome. Como resultado das guerras napoleônicas, do condado foi elevado a grão-ducado após a dissolução do Sacro Império em 1806.

História[editar | editar código-fonte]

O Condado de Hesse-Darmstadt entrou em existência em 1567, como a parte de George, o mais jovem dos quatro filhos de Filipe I de Hesse]].

O linha de Hesse em Marburgo foi extinto em 1604 e da disputa da sucessão a essas terras, juntamente com as diferenças sectárias entre o calvinista Hesse-Cassel e a luterana Hesse-Darmstadt, levou a décadas de rivalidade. Como a Universidade de Marburgo tinha se tornado calvinista, Hesse-Darmstadt fundou a Universidade de Giesse como uma universidade luterana, em 1607. O conflito continuou na maior parte da Guerra dos Trinta Anos em que Hesse-Cassel ficou com a causa protestante e Hesse-Darmstadt ficou com o imperador.

Hesse-Darmstadt ganhou uma grande quantidade de território pelo secularizações e mediatizações autorizado pelo Reichsdeputationshauptschluss[necessário esclarecer] de 1803. A mais notável foi a aquisição do ducado de Vestfália, que pertencia anteriormente ao arcebispo de Colónia, bem como os territórios da Diocese de Mogúncia e da Diocese de Worms.

Em 1806, após a dissolução do Sacro Império Romano e a expropriação de seu primo, o príncipe-eleitor de Hesse-Cassel, o marquês tomou o título de grão-duque de Hesse.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • Piotr Napierała, Hesja-Darmstadt w XVIII stuleciu. Wielcy władcy małego państwa, Wydawnictwo Naukowe UAM, Poznań 2009. ISBN 978-83-232-2007-7