Condado de La Marche

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Brasão de La Marche
Localização de La Marche

O Condado de La Marche (La Marche) foi um condado medieval da França, correspondendo (aproximadamente) ao atual departamento do Creuse.

A primeira aparição de La Marche como um feudo surgiu a meio do Século X, quando Guilherme III, Duque da Aquitânia o deu a um dos seus vassalos (Boso), que tomou o título de conde.

No Século XII, o condado passou para as mãos da família Lusignan.

Bandeira de La Marche

Com a morte do Conde Guy em 1308, as suas posses em La Marche foram compradas por Filipe IV de França. Em 1316 o rei entregou La Marche ao seu filho, o Príncipe, mais tarde Carlos IV de França. Vários anos depois, em 1327, La Marche passou para as mãos da Casa de Bourbon. A família de Armagnac possuiu a província de 1435 a 1477, revertendo novamente para os Bourbons.

Em 1527 La Marche foi tomada por Francisco I da França e tornou-se parte dos domínios da Coroa da França. Foi dividida em Alta Marche eBaixa Marche até ao Século XVII. De 1470 até à Revolução Francesa, a província esteve sob a juridisção do parlamento de Paris.

Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um historiador é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.