Condado de Lemos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Escudo dos Condes de Lemos, emprazado sobre a porta do palácio condal de Monforte de Lemos; os seis rolos correspondem ao escudo da Família Castro, e os lobos seguintes a dos Osorio.

Conde de Lemos é um título nobiliárquico galego, ligado à cidade galega de Monforte de Lemos. No começo, o condado de Lemos era ligado à Trastâmara e Sarria, e tinha caráter não hereditário. O Condado de Lemos como título autônomo, hereditário e perpétuo começou com Pedro Álvarez Osorio.

Tradicionalmente esteve ligado à Casa de Castro, segundo Manuel Murguía, uma estirpe "quase real" e segundo Hermida Balado, a única linhagem galega que pode dar lugar a uma família real.[1] Uma das teorias que situam a origem da família dos Castro, remete aos Castro de Castro Xeriz como descendentes do Rei da Galiza, dom García,[2] morto prisioneiro no castelo de Luna em 1090; Dom García teve Fernán Ruiz de Castro que casou com María Álvarez e tiveram Rodrigo Fernández de Castro, "O Calvo". O escudo do ramo galego dos Castro eram seis rolos de azure no campo de prata, dos quais ao longo da evolução da família foram-se complementando com outros, como os lobos esfolados da família Osorio.

"O título de Lemos teve um lustre e uma consideração que nenhuma outra Casa da grandeza excedeu e que só as maiores igualaram". (F. Fdz. De Bethencourt).

"eu não sou dos que, o Rei, Senhor, trata como Grandes, senão que são Grande e tão antigo como não há em Castela" (I Conde De Lemos)

"A vossa majestade é dono de mandar cobrir na sua real presença a quem lhe parecer, porem a grandeza dos Condes de Lemos fizeram-na Deus e o tempo" (XI Conde de Lemos a Felipe V)

As personagens mais relevantes da família são Pedro Fernández de Castro e Andrade, VII Conde de Lemos, e Fernán Ruiz de Castro, Toda a lealdade de Espanha.

Relação dos Condes de Lemos[editar | editar código-fonte]

Condado de Lemos, Trastâmara e Sarria, de caráter não hereditário. Primeiro ramo dos Castro[editar | editar código-fonte]

  • Albar Núñez Osorio, I conde de Lemos, Trastâmara e Sarria, privado do Rei Afonso XI. Afonso XI confisca-lhe os condados a Alvar e entrega-los ao seu filho bastardo, Enrique.
  • Enrique Enríquez de Castela, II Conde de Lemos, Trastâmara e Sarria; mais tarde Rei de Castela e Leão, como Enrique II de Trastâmara, dando lugar à dinastia de Trastâmara. Em 1366, o seu meio-irmão, o Rei Pedro I O Cruel, confisca-os seus estados galegos, e concede-os a Fernán Ruiz de Castro.
  • Fadrique Enríquez de Castela, também chamado Fadrique Enríquez de Castela e Castro. Em 1429 Juan II confisca-lhe todos os seus bens e títulos. Falece em 1430, prisioneiro no castelo de Peñafiel. A sua irmã, Beatriz Enríquez de Castro, lutou por recuperar os seus bens e títulos; casou com seu sobrinho, Pedro Álvarez Osorio, senhor de Cabrera e Ribeira, matrimônio a quem lhe devolve o título confiscado, já com caráter hereditário.

Condado de Lemos, com carácter hereditário. Segundo ramo dos Castro e os Osorio[editar | editar código-fonte]

  • Pedro Álvarez Osorio (? - 1483), I Conde de Lemos.[3] O seu matrimônio com Beatriz Enríquez de Castro levou a concessão do condado de Lemos, anteriormente ligado ao da Trastâmara e Sarria, com caráter hereditário e perpétuo, por carta real de Henrique IV, em Sevilha de 26 de junho de 1456 e dirigida à Casa de Lemos.[3]
  • Francisco Ruiz de Castro, Andrade e Portugal (1582 - ?), VIII conde de Lemos, V Marquês de Sarria. Em 1629, renuncia a todos os seus títulos e possessões e ingressa como monge beneditino no Mosteiro de Sahagún, com o nome de Frei Agustín de Castro.
  • Ginés Miguel María da Concepción Ruiz de Castro Andrade e Portugal Osorio(1666 - ?), XI conde de Lemos, IX conde de Vilalba e VIII marquês de Sarria, que faleceu sem descendência e cuja linhagem passou à sua sobrinha, Rosa María de Castro e Centurión.
  • Rosa María de Castro e Centurión (? - 1772). XII Condessa de Lemos, Grande de Espanha e IX Marquesa de Sarria, falece em 1722 sem descendência. Após disputas hereditárias entre ramos da família, o título passa ao seu sobrinho, o Duque de Béjar.
  • Joaquín Lòpez De Zúñiga, Sotomayor e Castro (1715 - 1777), XIII Conde de Lemos, Grande de Espanha e X Marquês de Sarria. Falece sem descendência, e com ele extingue-se a "Casa de Castro" como hereditária do Condado de Lemos, que passa junto ao Marquesado de Sarria ao ramo parental mais próximo, a Casa de Berwick e Alba.

Passagem do título à Casa de Berwick e Alba[editar | editar código-fonte]

  • James Francis Edward Fitz-James Stuart e Ventura Colón de Portugal (1718-1785), XIV conde de Lemos, XI marquês de Sarria, III duque de Berwick e grande de Espanha; herda o título ao ser o quarto neto de Fernando Ruíz de Castro e Portugal (irmão do VII e VIII condes de Lemos). Casa em 26 de julho de 1738 com María Teresa da Silva e Álvarez de Toledo, filha dos duques de Alba.
  • Carlos Fitz-James Stuart e Silva (1752-1787), XV conde de Lemos, XII marquês de Sarria e grande de Espanha. Casa em 15 de setembro de 1771 com Carolina Augusta Stolberg e Hornes.
  • Jacobo Fitz-James Stuart e Stolberg (1773-1794), XVI conde de Lemos, XIII marquês de Sarria, III duque de Berwick e grande de Espanha.
  • Jacobo Fitz-James Stuart e Silva (1791-1794), XVII conde de Lemos, XIV marquês de Sarria, IV duque de Berwick e grande de Espanha. Faleceu aos 3 anos.
  • Carlos Miguel Fitz-James Stuart e Silva (1794-1835), XVIII conde de Lemos, XV marquês de Sarria, V duque de Berwick, XIV duque de Alba e grande de Espanha.
  • Jacobo Luis Fitz-James Stuart e Ventimiglia (1821-1881), XIX conde de Lemos, XVI marquês de Sarria, VI duque de Berwick, XIV duque de Alba e grande de Espanha. Casa com Francisca de Palafox Portocarrero, IX condessa de Montijo, irmã da imperatriz Eugénia.

Referências

  1. Martinez García, Mónica "Pedro Fernández de Castro, O Gran Conde de Lemos", Santiago de Compostela, 2005.
  2. Vázquez, Germán "Historia de Monforte y su Tierra de Lemos".
  3. a b Merino, Vicente Salas (2014). Tenencia, Señorío y Condado de Lemos (em espanhol). Madrid: Vision Libros. pp. 58–59 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.