Condado de York (New Brunswick)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Condado de York é um território administrativo concelhio por direito próprio, localizado no no centro-oeste da província de New Brunswick, no Canadá.

Descrição[editar | editar código-fonte]

É neste condado com uma área de 8,951.97 km2[1] que se localiza a cidade capital da província de New Brunswick, Fredericton. Fora da área citadina, existem apreciáveis espaços destinados á agricultura e a silvicultura, actividades estas que são as duas principais indústrias do município, que é atravessado pelo Rio Saint John.

O Rio Southwest Miramichi flui através da parte norte desta província.

Em 2011 este condado apresentava uma população de 97,238 habitantes.

História[editar | editar código-fonte]

Condado de York foi criado em 1785, após a nomeação do segundo filho do rei George III, o príncipe Frederico (1763-1827), que foi feito duque de York em 1784. Por volta do ano de 1831,[2] a metade superior do território tornou-se tão povoado com novos colonos, aqui chegados devido ao solo rico da região, que foi este território teve de ser separado do Condado de Carleton.[3]

localidades[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. 2006 Statistics Canada Community Profile: York County, New Brunswick
  2. York County Where is Home? New Brunswick Communities Past and Present Provincial Archives of New Brunswick. Visitado em 27 May 2012.
  3. Wright, Esther Clark. The Loyalists of New Brunswick. 2nd.. ed. Canada: Moncton Pub. Co. Ltd., February-1972. p. 197.