Condados dos Estados Unidos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Carta dos Estados Unidos indicando a divisão em estados e em condados.

Cada um dos estados nos Estados Unidos está subdividido administrativamente, em territórios chamados condados (em inglês: county) – com exceção do Alasca, onde tais divisões são chamadas de distritos (em inglês: boroughs), e da Louisiana, onde são chamadas de paróquias (em inglês: parishes). As responsabilidades e os poderes dos condados variam de Estado para Estado, mas eles são sempre divisões administrativas do Estado em questão. No Alasca, por exemplo, existem distritos organizados e não-organizados. Os distritos não-organizados não possuem nenhum poder, não passando de meras divisões de cunho estatístico. A grande maioria dos condados possui uma sede (capital). Em muitos estados os condados são subdivididos em municipalidades (em inglês: townships) ou em cidades e podem conter outras municipalidades independentes.

Cada condado tem uma administração local. O centro de administração de um condado é habitualmente chamado de sede de condado.

A quase totalidade do território dos Estados Unidos é coberta pelos condados, com excepção de cerca de metade do Alasca, em que a administração é exercida directamente pela administração central. À parte este caso, os poderes, a dimensão e a população dos condados varia consideravelmente entre regiões e entre os vários Estados.

Os condados dos Estados Unidos são uma subdivisão administrativa local menores do que um Estado federado. Por aproximação, entende-se o condado como um equivalente à comarca no Brasil e ao concelho em Portugal. Porém, enquanto no Brasil o termo é utilizado apenas pelo Poder Judiciário, para designar a região submetida ao juiz singular (de primeira instância) — diferindo da sede de município, que é chamada automaticamente de cidade —, nos Estados Unidos não acontece o mesmo. Sendo assim, na maioria dos condados há mais de uma "cidade" (no sentido de aglomeração urbana, mas sem autonomia municipal), como é o caso de Los Angeles, onde entende-se a cidade de Los Angeles como o núcleo interno, enquanto outros núcleos mais afastados como Beverly Hills e Long Beach também são vistos como cidades. Até mesmo Hollywood, incorporado à aglomeração de Los Angeles desde o início do século XX, ainda é visto como cidade.

Governo do condado

O condado é uma subdivisão do estado que, em geral — mas não sempre — abriga duas ou mais vilas e vilarejos. A cidade de Nova Iorque é tão grande que está dividida em cinco distritos (boroughs), cada um deles constituindo um condado de fato: Bronx, Manhattan, Brooklyn, Queens e Staten Island. Em compensação, a região de Arlington, Virgínia, na margem do rio Potomac oposta a Washington, D.C., é área urbana e suburbana, governada por uma única administração regional.

Na maioria dos condados designa-se uma cidade ou vila como sede, onde ficam os funcionários do governo e onde se reúnem os comissários e supervisores. Nos pequenos condados, os administradores representam toda a população; nos maiores, os supervisores representam distritos separados. O conselho arrecada impostos; empresta e apropria recursos; fixa o salário dos funcionários; supervisiona eleições; constrói e mantém estradas e pontes; e administra os programas de previdência social nacional, estadual e municipal.

Dados

Em 2006, havia 3 077 condados nos E.U.A., aos quais há que juntar 64 divisões equivalentes no Alasca e na Luisiana, dando então 3 141 condados ou equivalentes — ou seja, uma média de 62 por Estado.

O Estado com o menor número de condados é o de Delaware, com três, e o Estado com o maior número é o do Texas, com 254.

O número de condados (ou equivalente) por Estado é:

Ver também

Ligações externas

Tópicos relacionados

Predefinição:Estados Unidos/Tópicos

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia dos Estados Unidos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.