Conde de Harewood

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conde de Harewood, no condado de York, é um título do Pariato do Reino Unido. Foi criado em 1812 para Edward Lascelles, 1.º Conde de Harewood, um rico proprietário de plantações de açúcar e ex-membro do parlamento por Northallerton. Ele já tinha sido titulado Barão Harewood, de Harewood no condado de York, em 1796, no Pariato da Grã-Bretanha. Edward foi feito Visconde Lascelles no mesmo momento que recebeu o condado. O viscondado é usado como um título de cortesia pelo herdeiro aparente do condado. Lascelles foi um primo de terceiro grau e herdeiro de direito de Edwin Lascelles, que já em 1790 tinha sido titulado Barão Harewood, do Castelo de Harewood no condado de York (no Pariato da Grã-Bretanha). No entanto, este título ficou extinto com sua morte, em 1795.

O conde foi sucedido por seu filho, o segundo conde. Este notavelmente representou Yorkshire, Westbury e Northallerton na Câmara dos Comuns. Seu filho, o terceiro conde, também foi um membro do parlamento por Northallerton. Seu bisneto, o sexto conde, desposou a Princesa Mary, filha do Rei Jorge V. O sétimo conde, um primo da Rainha Elizabeth II, sucedeu seu pai em 1947 e está na linha de sucessão ao trono britânico.

Entre outros membros da família, está William Saunders Sebright Lascelles, terceiro filho do segundo conde, que foi um político Whig. Seu quinto filho, Sir Frank Cavendish Lascelles, foi o embaixador britânico da Rússia e da Alemanha.

A propriedade principal da família é Harewood House, perto de Leeds, em Yorkshire. O grande palácio foi financiado graças à participação dos escravos nas lucrativas plantações de açúcar. O nome da casa, assim como a baronia e o condado, se pronuncia "Harwood".

Barões Harewood (1790)[editar | editar código-fonte]

Condes de Harewood (1812)[editar | editar código-fonte]

O herdeiro aparente do atual conde é seu filho mais velho, David Henry George Lascelles, Visconde Lascelles (n. 1950)

O herdeiro aparente do herdeiro aparente é Hon. Alexander Edgar Lascelles (n. 1980)