Confederação Brasileira de Apicultura

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Confederação Brasileira de Apicultura - CBA foi fundada em 28 de janeiro de 1968, na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

É uma Sociedade civil, de duração indeterminada, sem fins lucrativos, órgão de âmbito nacional com a finalidade de representar, coordenar, orientar e amparar as entidades de apicultura, filiadas e associadas, existentes no território brasileiro.

Está filiada à Apimondia, a entidade máxima representativa do setor no mundo, a qual é considerada a grande difusora de conhecimentos e avanços no setor.

Entre os principais serviços da CBA estão a articulação dos interesses do setor junto aos órgãos técnicos e políticos; a orientação e apoio comercial ao setor, a seus produtos, a promoção de eventos e feiras, como o Congresso Nacional de Apicultura realizado a cada dois anos, o acompanhamento de trabalhos acadêmicos para melhorias no setor, o incentivo às pesquisas, e a emissão da Carteira Nacional de Apicultor (que tem por finalidade representar legal e tecnicamente o apicultor, defendendo seus interesses).

Dada a sua capilaridade, representatividade, seriedade e finalidade não-lucrativa, a CBA se torna apta a captar recursos e gerir projetos de desenvolvimento do setor em qualquer localidade do Brasil.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]