Confederação da Indústria Portuguesa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Confederação da Indústria Portuguesa (CIP) MHMAIC é uma confederação empresarial portuguesa com sede em Lisboa, fundada em maio de 1974. O presidente da Direção foi, desde 2002, o empresário Francisco van Zeller, entretanto substituído por António Saraiva, em 2010.

A CIP assume-se como defensora de um modelo de desenvolvimento assente na economia de mercado e na livre iniciativa, sendo um parceiro económico e social reconhecido pela influência, idoneidade e coerência das suas posições, tomadas com coragem e determinação nos momentos oportunos e através dos meios adequados.

Constitui missão estratégica da CIP contribuir para o crescimento da economia, a competitividade das empresas, a inovação, a melhoria da produtividade, a eficiência da justiça e do sistema fiscal, a qualidade do ensino e formação profissional, a contenção da despesa pública – a par da intervenção em outros temas tão relevantes como a energia, o ambiente ou a responsabilidade social das empresas. Desígnios igualmente importantes como a modernização da Administração Pública, a adaptação das leis do trabalho a novas realidades económicas e sociais, a legislação sobre segurança social e a consolidação da malha associativa empresarial fazem também parte da orientação estratégica da CIP, visando melhorar as condições de funcionamento dos agentes económicos.

O papel desempenhado pela CIP foi sempre exercido com total independência em relação a quaisquer poderes e grupos de pressão.

A CIP participa, como parceiro social ou membro especializado, em quase uma centena de órgãos institucionais, comissões e grupos de trabalho nas áreas económica, financeira, fiscal, laboral, social, ambiente, energia, ensino e formação – influenciando deste modo a adopção de decisões relevantes para a economia e as empresas, num quadro de maior envolvimento dos agentes económicos na formação da regulamentação que lhes é aplicável.

A 9 de Junho de 1999 foi feita Membro-Honorário da Ordem Civil do Mérito Agrícola, Industrial e Comercial Classe Industrial.[1]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Cidadãos Nacionais Agraciados com Ordens Portuguesas». Resultado da busca de "Confederação da Indústria Portuguesa". Presidência da República Portuguesa. Consultado em 25 de outubro de 2015 

1. Novo presidente da CIP, António Saraiva (Sapo Notícias)

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.