Conferência de História Contemporânea em Braunau

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde Fevereiro de 2008). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.

As Conferências de História Contemporânea em Braunau (em alemão: Braunauer Zeitgeschichte Tage), organizada pela Associação de História Contemporânea (em alemão: Verein für Zeitgeschichte) desde 1992 e tem lugar todos os anos em Braunau am Inn. A direção científica é supervisionada por Andreas Maislinger.

Depois de conferências sobre “Recuperação do Passado” („Vergangenheitsbewältigung“), “Resistência em Ditaduras” („Widerstand in Diktaturen“) e outros temas da história contemporânea, a Associação de História Contemporânea quer se ocupar mais com assuntos ligados diretamente à região do Innviertel e à vizinha Bavária.

Em 2004 foi tratado do “Pequeno Tráfego Fronteiriço” (kleiner Grenzverkehr) em Salzach e Inn entre os anos 1933 e 1938, da “Grande Política” (große Politik), assim como do cotidiano no limite entre dois sistemas políticos – suas diferenças e conformidades.

De 23 a 25 de setembro de 2005 foi analisado o cenário histórico de fundo do parlamento de Braunau de 1705, que unia a aristocracia, o clero, burgueses e camponeses com o lema “melhor morrer bávaro do que deteriorar-se austríaco” („Lieber bayrisch sterben als österreichisch verderben“)

Johann Philipp Palm foi em 2006 o tema principal: o livreiro de Nürnberg foi morto em 26 de agosto de 1806 por ordens de Napoleão I.

Em 2007 será recordado o politólogo Egon Ranshofen-Wertheimer. Nascido em Ranshofen em 1894, falecido em 1957 em Nova Iorque, foi diplomata em serviço da Sociedade das Nações e da ONU; apesar de todo seu engajamento para a Áustria ficou largamente esquecido. Durante a conferência será conferido o prêmio Egon Ranshofen-Wertheimer à Familia Trapp.

Em 2008 a 17a Conferência de História Contemporânea de Braunau terá como tema, por razão do campeonato de futebol europeu com lugar na Áustria e na Suíça, a fascinação do futebol.