Congregação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Congregação é grupo de pessoas reunidas para determinado propósito ou atividade. Tem a sua origem etimológica na palavra grega ekklesia, que significa literalmente “chamada para fora”, de ek, “para fora”, e klesis, “chamada”. O termo foi usado pelos primitivos gregos com respeito a um corpo de cidadãos reunidos para tratar de assuntos de Estado. Os equivalentes, em português, desta palavra são “assembléia” e “congregação”.

Algumas versões da Bíblia vertem ekklesia por “igreja”. A palavra hebraica, equivalente, é qahal, usada com referência à congregação de Israel.

A expressão “congregação” aplica-se, no seu sentido mais amplo, ao corpo inteiro de discípulos cristãos, sob Cristo qual Cabeça.

Congregação religiosa católica[editar | editar código-fonte]

As congregações religiosas, embora sejam semelhantes com as ordens religiosas, na medida em que ambos também agrupam católicos consagrados, são muito diferentes. Isto porque as congregações professam somente votos simples, enquanto que as ordens professam votos solenes e mais auteros (ou radicais). Os seus estilos de vida também os diferenciam.

Congregação no protestantismo[editar | editar código-fonte]

No contexto protestante ou evangélico, principalmente entre as igrejas tradicionais, este termo é utilizado normalmente para se referir a uma igreja que ainda não possui condições de se manter, pelo qual depende de uma igreja maior ou de um concilio de igrejas. As congregações não devem ser confundidas com as células.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikcionário
O Wikcionário possui o verbete Congregação.
Ícone de esboço Este artigo sobre religião é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.