Irmãs de Nossa Senhora de Namur

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Irmãs de Nossa Senhora de Namur
 
Congregationis Sororum a Domina Nostra Namurcensi
Brasão Irmãs de Nossa Senhora de Namur
"Oh! Como é bom o bom Deus!"
sigla
S.N.D.
Tipo: Congregação religiosa de direito pontifício
Fundador (a): Júlia Billiart e Francisca Bin de Bourdon
Local e data da fundação: Amiens, 2 de fevereiro de 1804
Aprovação: 28 de junho de 1844
por Papa Gregório XVI
Superior geral: Ir. Mary Johnson, S.N.D.
Presença: Bélgica, Brasil, República do Congo, República Democrática do Congo, Itália, Japão, Haiti, Quênia, Nicarágua, Nigéria, Peru, África do Sul, Sudão do Sul, Reino Unido, Zimbábue e Estados Unidos
Membros: 1.202 (2017)
Atividades: Educação, missões
Sede: Roma, Itália
Site oficial: https://www.sndden.org/
Portal Catolicismo · uso desta caixa

As Irmãs de Nossa Senhora de Namur, mais conhecido como Irmãs de Notre Dame de Namur, é uma congregação religiosa feminina da Igreja Católica, dedicada à educação dos mais pobres.

Congregação fundada em 1804, em Amiens, França, durante o Período Napoleônico (1799-1815), por Santa Júlia Billiart (1751-1816)[1] e Maria Luiza Francisca Blin de Boudon (1756-1838), condessa de Gézaincourt, na vida religiosa Madre São José, sob a direção espiritual do padre jesuíta Joseph Varin.

A missão inicial da congregação era a educação dos jovens e a formação de professores de religião. As regras da congregação e sua espiritualidade são de inspiração inaciana.

A congregação está presente nos seguintes países: Congo, Quênia, Nigéria, África do Sul, Zimbábue, Bélgica, Grã-Bretanha, França, Itália, Escócia, Japão, Estados Unidos, Nicarágua, Peru e Brasil.

No Brasil as Irmãs de Nossa Senhora de Namur estão no Pará (Belém, Anapu, Itaituba, Região do Xingu), no Ceará (Fortaleza), em Estância e Tobias Barreto (Sergipe) e no Rio Grande do Sul

Na missão em Anapu, Pará, ocorreu o assassinato de Irmã Dorothy Stang.

Declaração de missão[editar | editar código-fonte]

Em sua declaração de missão, as religiosas deste instituto se autodefinem como «mulheres cujos corações são grandes como o mundo, que fazem conhecida a bondade de Deus e seu amor pelos pobres por meio de um modo de vida evangélico, pela comunidade e pela oração. Continuando uma forte tradição de educação, assumem sua posição junto aos pobres, especialmente mulheres e crianças, nos lugares mais abandonados. Cada religiosa desta congregação compromete sua única vida a trabalhar com os outros e outras para criar justiça e paz para todos.»

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «CATHOLIC ENCYCLOPEDIA: Institute of Notre-Dame de Namur». www.newadvent.org. Consultado em 10 de fevereiro de 2022 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]