Congresso Nacional do Povo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Março de 2008).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Congresso Nacional do Povo
全国人民代表大会
Quánguó Rénmín Dàibiǎo Dàhuì
11º legislatura
Coat of arms or logo
Tipo
Tipo Unicameral
Liderança
Presidente Wu Bangguo, PCC
desde 15 de março de 2003
Estrutura
Membros 2 987
2008 National People's Congress.svg
Grupos políticos:
Eleições
Última eleição: De 5 a 18 de março de 2008
Sede
GreatHall auditorium.jpg
Grande Salão do Povo,
Praça da Paz Celestial,
Pequim
Site
www.npc.gov.cn

A Assembleia Popular Nacional ou Congresso Nacional do Povo (全国人民代表大会, em chinês; Quánguó Rénmín Dàibiǎo Dàhuì, em pinyin; e literalmente, "assembleia pan-nacional dos representantes populares"), abreviado em APN, é teoricamente o mais alto organismo governamental do legislativo da República Popular da China. Na prática, no entanto, o poder se concentra no Comitê Permanente do Politburo do Partido Comunista, um grupo de atualmente sete membros.[1] [2]

Embora a participação na APN ainda seja, em grande medida, determinada pelo Partido Comunista Chinês, no início dos anos 1990 esta assembleia começou a deixar para trás o seu papel de um poder legislativo simbólico e de mera chancela e aprovação "cega" das decisões do PCC, e tornou-se num foro de mediação das diferenças políticas entre as diferentes facções do Partido Comunista e o Governo. É raro - mas não impossível - que a APN rejeite um projeto que lhe é enviado pelo Governo.

O local de reunião da assembleia é o Grande Salão do Povo, em Beijing.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. China: Comitê Permanente do Politburo é renovado (em português) Estadão. (15 de novembro de 2012). Página visitada em 07 de fevereiro de 2013.
  2. Saiba como a China é governada (em português) BBC Brasil. (09 de novembro de 2012). Página visitada em 7 de fevereiro de 2013.
Ícone de esboço Este artigo sobre política, partidos políticos ou um político é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.