Congruência de Zeller

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Congruência de Zeller é um algoritmo criado por Christian Zeller para calcular o dia da semana de qualquer data nos calendários juliano ou gregoriano.

Fórmula[editar | editar código-fonte]

Para um calendário gregoriano, a congruência de Zeller é

Já para o calendário juliano, ela é

em que

  • h é o dia da semana (0 = sábado, 1 = domingo, 2 = segunda, …)
  • q é o dia do mês
  • m é o mês (3 = março, 4 = abril, 5 = maio, …)
  • K é o ano do século ()
  • J é o século () (por exemplo, para 1995 o século seria 19, ainda que na realidade o século seria XX)

Nota 1: Neste algoritmo, janeiro e fevereiro são contados como os meses 13 e 14 do ano anterior. Em outras palavras, dado um ano X qualquer, para você clacular o dia da semana desse ano no mês de Janeiro ou Fevereiro, você tem que calcular como se o ano fosse X-1. (Por exemplo: para saber o dia da semana do ano de 1995 de todos os meses de Março até Dezembro, eu utilizo a fórmula como ta prescrito acima. mas para saber o dia da semana do Mês de Janeiro e Fevereiro do ano de 1995, eu teria que fazer o cálculo como se fosse o ano de 1994.)

Nota 2: Para o dia do mês em ISO (1 = segunda, …), use

Implementação em software[editar | editar código-fonte]

As fórmulas anteriores requerem a definição matemática da operação módulo, que significa que . Entretanto, a maioria das linguagens de programação implementam a função de resto, de forma que . Portanto, para implementar a congruência de Zeller em um computador, as fórmulas devem ser alteradas para assegurar um numerador positivo. A forma mais simples de se fazer isso é substituir por e por . Assim, as fórmulas se tornam:

para o calendário gregoriano e

para o calendário juliano.

Zeller usava aritmética decimal, e achou conveniente usar & para representar o ano. Mas usando um computador é mais simples lidar com o ano modificado Y usando Y, Y div 4, e para o calendário gregoriano também Y div 100 & Y div 400.

Ver também[editar | editar código-fonte]