Área arqueológica do Conhal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Conhal do Arneiro)
Área arqueológica do Conhal
Apresentação
Tipo
Estatuto patrimonial
sem protecção legal (d)Visualizar e editar dados no Wikidata
Localização
Localização
Coordenadas
Mapa
O Castelejo, com vegetação arbórea, destaca-se no meio dos amontoados de conhos

A Área Arqueológica do Conhal, também referida como Conhal do Arneiro, localiza-se no topo norte da freguesia de Santana, no Município de Nisa, Distrito de Portalegre, no Alentejo, em Portugal.[1][2][3][4][5]

Ocupa mais de 90 hectares delimitados pelo ribeiro do Arneiro, pela margem esquerda do Tejo e pelas Portas de Ródão (Serra das Talhadas).

História[editar | editar código-fonte]

Esta área apresenta indicadores de uma actividade mineira antiga de exploração de jazigos secundários de ouro situados em terraço fluvial, que atingiu o auge no período romano, mas terá continuado em menor escala em épocas subsequentes.

A exploração das formações sedimentares auríferas foi feita por acção hidráulica (ruina montium ou arrugia). A água utilizada no desmonte e posterior lavagem dos sedimentos e evacuação dos estéreis seria transportada desde a ribeira de Nisa em canal ou canais (corrugi) escavados nas encostas da serra das Talhadas (ou serra de São Miguel) até depósitos (piscinae ou stagna) situados a montante das formações a desmontar.

Os amontoados cónicos de grandes calhaus rolados – conhos – retirados manualmente dos canais de lavagem (agogae), e que podem atingir mais de cinco metros de altura, constituem o indicador mais visível desta actividade mineira. Subsiste ainda, próximo do extremo norte do conhal, o Castelejo, um relevo de 15 metros de altura que ocuparia uma posição central entre os canais de evacuação.

Ver também[editar | editar código-fonte]

É um dos geossítios do Geoparque Naturtejo da Meseta Meridional.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Calado, Carlos et al. Notícia sobre vestígios de exploração romana de ouro aluvionar no concelho de Nisa: o Conhal do Arneiro. Congresso Internacional sobre Património Geológico e Mineiro. Lisboa: Museu do Instituto Geológico e Mineiro, 2001.
  • Carvalho, Carlos et al. Geopark Naturtejo da Meseta Meridional – 600 milhões de anos em imagens: EIM/Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, 2006.

Referências

  1. Ficha na base de dados SIPA
  2. Seegno. «NATURAL.PT». natural.pt. Consultado em 11 de julho de 2023 
  3. «Trilho do Conhal, em Nisa | e-cultura». www.e-cultura.pt. Consultado em 11 de julho de 2023 
  4. «Mina de ouro romana do Conhal do Arneiro». feelnature.cimaa.pt. Consultado em 11 de julho de 2023 
  5. «Geopark Naturtejo». www.naturtejo.com. Consultado em 11 de julho de 2023 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Património de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.