Conqueiros

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conqueiros
Conqueiros
Distrito Leiria
Município Leiria
Freguesia União das Freguesias de Souto da Carpalhosa e Ortigosa
Área 2,08[1] km²
População 314 hab. (2011)
Densidade 151,1 hab./km²
Orago Santo Ildefonso
Código postal 2425
Povoações de Portugal

Conqueiros é um lugar da União das Freguesias de Souto da Carpalhosa e Ortigosa no Distrito de Leiria, Portugal, e também é onde o cão mais velho de todos os tempos, Bobi, viveu.

Características / Historial[editar | editar código-fonte]

Conqueiros situa-se a norte de Leiria, perto de Souto da Carpalhosa e de Ortigosa, num planalto a mais de 125 metros de altitude (um dos pontos mais altos da região). Nesta zona, relativamente acidentada, destaquem-se grandes pinhais, vinhas, pomares, olivais, e também o eucalipto. O solo é fértil e irrigado nas zonas baixas, permitindo uma agricultura produtiva ligada ao milho, feijão, forragens e products hortícolas.[2]

Das mais influentes na freguesia, a família Alves de Matos foi a mais importante desta localidade, já que garantia trabalho e sustento a grande parte dos habitantes de Conqueiros e das aldeias limítrofes até meados do século XX, acabando com morte do seu último descendente Luís José Alves de Matos, falecido a 26 de Abril de 1994.

Igreja de Conqueiros, Conqueiros, Leiria

Alguns dos seus conhecidos membros foram figuras de relevo não só localmente, mas também a nível nacional, como é o caso de D. José Alves de Matos, nomeado Arcebispo de Mitilene em Junho de 1903 e Sagrado a 8 de Novembro do mesmo ano, sepultado no Adro da Igreja de Conqueiros, doada pela família Alves de Matos ao povo de Conqueiros (a igreja foi reconstruída em 1797[3] e tem como padroeiro Santo Ildefonso[4]). A trasladação para este local foi autorizada por Portaria conjunta nº 19/82, de 8 de Janeiro, do Ministério da Administração Interna e do Ministro da Justiça. Nomeado Desembargador da Relação e Cúria Patriarcal a 8 de setembro de 1892, Cónego da Sé de Lisboa a 22 de Maio de 1895 e Tesoureiro da mesma Sé a 4 de Outubro de 1899, doou ao povo, conjuntamente com a sua irmã, a quinta onde se situa hoje o Colégio da Cruz da Areia, em Leiria. O seu mérito já foi reconhecido pela Câmara Municipal de Leiria, ao atribuir o seu nome a uma das artérias da cidade.[5]

No mesmo local está sepultado o padre Inácio José de Matos editor da célebre obra "O Couseiro ou Memórias do Bispado de Leiria", de 1868, com a colaboração de D. Frei Francisco de S. Luiz, obra que compila inúmeros manuscritos de autores desconhecidos do século XVII e que é considerada pelos historiadores uma das mais importantes e melhores fontes da história de Leiria, que não se resume apenas às primeiras Cortes da Nação.

Fundado em 6 outubro 1977, o Rancho Folclórico Juventude Amiga de Conqueiros foi federado em 15 dezembro 1998.

Referências

  1. «Conqueiros». Citypopulation.de. Consultado em 13 de agosto de 2018 
  2. «Noticias historicas – Conqueiros». Quinta Alves de Matos. Consultado em 12 de agosto de 2018 
  3. «Noticias historicas – os "Alves de Mattos"». Quinta Alves de Matos. Consultado em 12 de agosto de 2018 
  4. Autor desconhecido – O Couseiro ou Memórias do Bispado de Leiria. Braga: Typographia Lusitana, 1868.
  5. «Rua Dom José Alves de Matos». Portugalio. Consultado em 12 de agosto de 2018