Conquista islâmica do Turquestão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde dezembro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros, acadêmico)Yahoo!Bing.
Conquista islâmica do Turquestão
Parte da Expansão islâmica
Transoxiana 8th century.svg
Mapa da Transoxiana no Século VIII, onde a Batalha do Desfiladeiro ocorreu.
Data Entre o Século VII e o Século VIII
Local Transoxiana, Turquestão e Ásia Central

A conquista islâmica do Turquestão ou a conquista árabe do Turquestão foi a conquista do Turquestão pelos muçulmanos e árabes, como parte da expansão islâmica.

Batalhas entre muçulmanos e turcos[editar | editar código-fonte]

Como corolário da conquista islâmica da Pérsia, os muçulmanos tornaram-se vizinhos dos turcos do Turquestão, que eram predominantemente seguidores do Tengriismo, e alguns do Xamanismo. Com a chegada dos árabes ao Turquestão, seguidos da dissolução do Império Persa Sassânida, os turcos e os árabes tiveram uma longa série de confrontos e batalhas entre si. Os turcos, especialmente os Türgesh sob a liderança de Suluk, e os cazares sob Barjik, entraram em confronto com os seus vizinhos árabes, a fim de interromper o processo regional de arabização e islamização.

Embora as batalhas principais entre turcos e muçulmanos tivessem ocorrido principalmente na região de Transoxiana, no Turquestão, os cazares são considerados como tendo um papel de menor importância no front do Turquestão, com as suas campanhas ocorrendo principalmente fora da região, como o Cáucaso, Cáucaso do Norte, Mosul, bem como a cidade de Atil, a capital dos cazares. Os búlgaros também desempenharam um papel importante contra os árabes no segundo cerco árabe de Constantinopla.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um historiador é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.