Conrado de Placência

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
São Conrado de Placência, O.T.S.F.
São Conrado de Placência
Eremita
Nascimento ca. 1290 em Calendasco, Itália
Morte 19 de fevereiro de 1351 em Noto, Sicília, Itália
Veneração por Igreja Católica
Canonização 1625
Festa litúrgica 19 de fevereiro
Padroeiro invocado para cura de hérnias
Gloriole.svg Portal dos Santos

Conrado de Placência, em italiano: Conrado di Piacenza (Calendasco, 1290Noto, 19 de fevereiro de 1351) foi um santo eremita que viveu em Placência, na Itália, no século XIV.

Vida e obras[editar | editar código-fonte]

Conrado era casado em sua cidade natal e era homem de muitos bens, dado aos divertimentos e à caça. Numa ocasião de caçada, acidentalmente provocou um incêndio, prejudicando a muitas pessoas. Ele então fugiu, e a polícia prendeu um inocente, que não sabendo se defender, estava prestes a ser condenado e executado.

Quando Conrado soube disso, se apresentou como responsável pelo incêndio e se propôs a vender todos os bens para reconstruir tudo o que o incêndio destruiu. Reduzido à pobreza e buscando penitência por sua covardia, Conrado e sua esposa viram a interferência divina no evento e, como resultado, eles concordaram em se separar. Conrado foi para um eremitério de franciscanos terciários perto de Placência, enquanto que a sua esposa se tornou uma freira clarissa.

Ele rapidamente criou uma reputação por sua santidade e o fluxo de visitantes o impedia de buscar a solidão que tanto desejava. Ele então foi à Roma e, de lá, para um local isolado perto de Noto, na Sicília, onde ele se acomodou e viveu por trinta e seis anos, na mais austera e penitente solidão, realizando inúmeros milagres, até a sua morte em 19 de fevereiro de 1351. Ele morreu rezando, ajoelhado diante de um crucifixo.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre a biografia de um santo, um beato ou um religioso é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Conrado de Placência