Conselho Nacional de Libertação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Conselho Nacional de Libertação (em inglês: National Liberation Council, NLC) foi o governo que liderou Gana de 24 de fevereiro de 1966 a 1º de outubro de 1969. O órgão governante emergiu de um violento golpe de Estado (o primeiro de Gana) contra o governo civil liderado por Kwame Nkrumah. O Serviço de Polícia do Gana e as Forças Armadas do Gana realizaram o golpe em conjunto, com a colaboração do Serviço Civil do Gana. Alegou-se que os conspiradores estavam bem conectados com os governos da Grã-Bretanha (sob o primeiro-ministro Harold Wilson) e dos Estados Unidos (então sob Lyndon B. Johnson)[1], que teriam aprovado o golpe pois Nkrumah desafiava suas ambições políticas e econômicas na África.

O novo governo implementou políticas de ajuste estrutural recomendadas pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e pelo Banco Mundial. O dinheiro do orçamento nacional deslocou-se da agricultura e da industrialização para as forças armadas. As empresas, os patrimônios e o capital nacional foram privatizados ou abandonados. Enquanto Nkrumah havia rejeitado os projetos de desenvolvimento das corporações multinacionais como sinais de neocolonialismo, o Conselho Nacional de Libertação permitiu que conglomerados estrangeiros operassem em termos extremamente favoráveis. O cedi ganês foi desvalorizado em 30%. Essas mudanças econômicas não conseguiram reduzir a dívida do país ou aumentar a proporção das exportações para as importações.

O regime do Conselho de Libertação Nacional ganhou o apoio de grupos poderosos na sociedade ganesa: chefes locais, intelligentsia e líderes empresariais, bem como das forças militares e policiais em expansão. No entanto, suas políticas de austeridade econômica não foram apreciadas pelos trabalhadores em geral, que sofreram com o aumento do desemprego e a repressão das greves. Em 1969, o regime passou por uma transição cuidadosamente administrada para um governo civil. As eleições realizadas em 29 de agosto de 1969 inauguraram assim um novo governo liderado pelo sucessor escolhido pelo Conselho de Libertação Nacional: o Partido do Progresso de Kofi Abrefa Busia.[2]

Membros[editar | editar código-fonte]

Os membros consistiam de quatro soldados e quatro agentes policiais.[3]

Comissários[editar | editar código-fonte]

Os chefes de ministérios foram designados como comissários:

Cargo Nome Mandato
Ministro das Relações Exteriores Joseph Arthur Ankrah
John Willie Kofi Harlley
1966 – 1967
1967 – 1968
Comissário para a Defesa Tenente general Emmanuel Kotoka
Tenente general J. A. Ankrah
Maj. Gen. Albert Ocran
1966 – 1967
1967 – 1969
1969
Comissário para o Interior Anthony K. Deku[4] Fev. 1966 – Mar. 1969
John Willie Kofi Harlley Mar. 1966 – Ag. 1969
Comissário para a Agricultura Jacob Ofori-Torto
Albert Adumakoh
1967 – 1968
1968 – 1969
Comissário para as Comunicações Matthew Poku Fev. 1968 – Abr. 1969
Comissário para os Assuntos Sociais Susanna Al-Hassan 1967

Referências

  1. «253. Memorandum From Robert W. Komer of the National Security Council Staff to the President's Special Assistant for National Security Affairs (Bundy)/1/». FOREIGN RELATIONS OF THE UNITED STATES 1964-1968, Volume XXIV Africa. Department of State, USA. 1999. The plotters are keeping us briefed," .... "and the State Department thinks we're more on the inside than the British. While we're not directly involved (I'm told), we and other Western countries (including France) have been helping to set up the situation by ignoring Nkrumah's pleas for economic aid. All in all, it looks good. 
  2. The National Liberation Council and the Busia Years, 1966-71 - La Verle Berry, ed. Ghana: A Country Study. Washington: GPO for the Library of Congress, 1994.
  3. «The National Liberation Council». Ghana Home Page 
  4. «Past Ministers». Official Website. Ministry of Interior, Ghana 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por:
Governo Nkrumah (1957-1966)
(Partido da Convenção do Povo)
Governo de Gana
1966 – 1969
Sucedido por:
Governo Busia (1966-1969)
(Partido do Progresso)