Conselho Regional de Contabilidade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Fachada da sede do CRC de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

O Conselho Regional de Contabilidade (CRC) é um Associação de Classe profissional brasileira formado por contadores eleitos em cada estado e no Distrito Federal por Contadores e Técnicos Contábil. É responsável pelo registro e fiscalização do exercício da profissão contábil no Brasil juntamente com o Conselho Federal de Contabilidade.

História[editar | editar código-fonte]

Criado pelo Decreto-lei nº 9.295, de 27 de maio de 1946, assinado pelo então presidente Eurico Gaspar Dutra, é o resultado de uma discussão de melhoria da profissão de contador junto à sociedade para criar um órgão colegiado.

Registro no CRC[editar | editar código-fonte]

O candidato deve concluir o Curso de Graduação de Ciências Contábeis ou Curso Técnico em Contabilidade levando documentação comprobatória. Atualmente, a Lei 12.249/10 institui a obrigatoriedade da aprovação no Exame de Suficiência. Normalmente é cobrado uma taxa anual para a emissão da carteirinha comprovando o registro no conselho. No Brasil, devido a sua legislação em vigor, o contador ou técnico só poderá exercer a sua profissão mediante registro no Conselho Regional. [1]

Constituição[editar | editar código-fonte]

O Conselho em cada estado é constituído por representantes de 2/3 de Contadores e de 1/3 de Técnicos em Contabilidade, sendo escolhidos em eleição mediante voto secreto, pessoal, direto e obrigatório de todos os Contadores e Técnicos em Contabilidade com registro em vigor e em situação regular para o exercício da profissão contábil. [2]

Em cada estado do Brasil e no Distrito . federal possui um Conselho Regional independente formando assim 27 conselhos que forma o Conselho Federal de Contabilidade.

  1. CRC ACRE
  2. CRC ALAGOAS
  3. CRC AMAPÁ
  4. CRC AMAZONAS
  5. CRC BAHIA
  6. CRC CEARÁ
  7. CRC DISTRITO FEDERAL
  8. CRC ESPÍRITO SANTO
  9. CRC GOIÁS
  10. CRC MARANHÃO
  11. CRC MATO GROSSO
  12. CRC MATO GROSSO DO SUL
  13. CRC MINAS GERAIS
  14. CRC PARÁ
  15. CRC PARAÍBA
  16. CRC PARANÁ
  17. CRC PERNAMBUCO
  18. CRC PIAUÍ
  19. CRC RIO DE JANEIRO
  20. CRC RIO GRANDE DO NORTE
  21. CRC RIO GRANDE DO SUL
  22. CRC RONDÔNIA
  23. CRC RORAIMA
  24. CRC SANTA CATARINA
  25. CRC SÃO PAULO
  26. CRC SERGIPE
  27. CRC TOCANTINS

Referências

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.