Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social
Logo do CDES
(CDES)
Fundação 2003
Tipo Órgão Consultivo da Presidência da República
Sede Brasília - DF
Membros 90 conselheiros da sociedade civil
Filiação Presidência da República
Sítio oficial http://www.cdes.gov.br

O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social ou CDES, foi criado em 28 de maio de 2003 pela Lei no. 10.683, para viabilizar o diálogo entre governo do Brasil e sociedade.

Objetivo[editar | editar código-fonte]

De acordo com o artigo 8º da Lei 10.683 de 2003,

Ao Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social compete assessorar o presidente da República na formulação de políticas e diretrizes específicas, apreciar propostas de políticas públicas e de reformas estruturais e de desenvolvimento econômico e social que lhe sejam submetidas pelo presidente, para articulação das relações de Governo com representantes da sociedade.


Composição[editar | editar código-fonte]

O CDES é presidido pelo presidente da República e seus membros são designados por ato formal do presidente por dois anos, com possibilidade de recondução. Na composição do Conselho, estão presentes trabalhadores, empresários, movimentos sociais, governo e lideranças expressivas de diversos setores. Para nomeação dos integrantes, o presidente busca combinar a representatividade setorial, abrangência social, densidade política e capacidade para contribuir e repercutir os debates sobre temas fundamentais para o desenvolvimento do País.

A composição ampla e plural possibilita uma visão sistêmica sobre as questões e está na base do entendimento, hoje compartilhado no CDES, de que o desenvolvimento envolve múltiplos e necessários aspectos (econômicos, sociais, políticos, culturais, ambientais) e depende do envolvimento e responsabilização da sociedade como um todo.

Para conhecer a composição atual do CDES, clique aqui.

Documentos Estratégicos[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre o Brasil é um esboço relacionado ao Projeto Brasil. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.