Constança Capdeville

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Constança Capdeville (Barcelona, 16 de Março de 1937 - Caxias, 4 de Fevereiro de 1992) foi uma compositora, pianista e percussionista portuguesa.

Vida[editar | editar código-fonte]

Constança Capdeville iniciou os estudos musicais em Barcelona antes de se estabelecer permanentemente em Portugal a partir de 1951, devido a condicionantes político-sociais decorrentes da Guerra Civil de Espanha. Constança Capdeville prosseguiu os estudos superiores no Conservatório Nacional de Música de Lisboa, cursando piano com Varela Cid e composição com Jorge Croner de Vasconcellos. Formou-se em interpretação de música antiga (transcrição, instrumentação, prática de clavicórdio e acompanhamento pianístico) através de cursos ministrados por Macário Santiago Kastner.

Constança Capdeville notabilizou-se ainda no ensino da composição, nomeadamente na Academia de Música de Santa Cecília, na Escola Superior de Música de Lisboa e no Departamento de Ciências Musicais da Universidade Nova de Lisboa.

Em 1992, a título póstumo, foi-lhe atribuído o Grau de Comendador da Ordem de Sant'Iago da Espada[1] .

Referências

  1. Cf. Constança Capdeville no Centro de Investigação e Informação da Música Portuguesa.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.