Constantino X Ducas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Constantino X)
Ir para: navegação, pesquisa
Constantino X Ducas
Imperador bizantino
Costantino X - histamenon - Sear 1847v.jpg
Histamenon escifato de Constantino X
Governo
Reinado 10591067
Consorte Eudóxia Macrembolitissa
Antecessor Isaque I Comneno
Sucessor Romano IV Diógenes
Vida
Nascimento 1006
Morte 1067 (61 anos)
Filhos Miguel VII Ducas
Andrónico Ducas
Constâncio Ducas
Ana Ducaina
Teodora Ducaina
Zoé Ducaina
Pai Andronikos Doukas

Constantino X Ducas (em grego: Κωνσταντίνος Ι΄ Δούκας; transl.: Kōnstantinos X Doukas; 10061067) foi imperador bizantino entre 1059 e 1067.

Reinado[editar | editar código-fonte]

Constantino Ducas era filho de Andrónico Ducas, um nobre da Paflagónia que pode ter sido estratego da Mésia. Constantino ganhou influência depois de se ter casado, em segundas núpcias, com Eudóxia Macrembolitissa, sobrinha do patriarca Miguel Cerulário. Em 1057, Constantino apoiou a usurpação de Isaac I Comneno, mas gradualmente foi alinhando com a burocracia imperial contra as reformas do novo imperador. Apesar da sua oposição tácita, Constantino foi designado sucessor pelo já doente Isaac em novembro de 1059, influenciado por Miguel Pselo. Isaac abdicou e a 24 de novembro de 1059 Constantino X Ducas foi coroado imperador.

O novo imperador associou ao trono dois dos seus filhos, nomeou césar o seu irmão João Ducas, e iniciou uma política favorável aos interesses da burocracia da corte e da Igreja Ortodoxa. Ao cortar radicalmente nas despesas com o treino e aprovisionamento do exército, Constantino X enfraqueceu dramaticamente a defesa bizantina num momento crucial da História, quando o império enfrentava o avanço para Ocidente dos Turcos Seljúcidas e dos seus aliados turcomanos.

Constantino tornou-se impopular junto dos apoiantes de Isaac na aristocracia militar, que tentou assassiná-lo em 1061; também não era bem quisto pela população em geral, depois de ter aumentado os impostos na tentativa de pagar ao exército. Constantino perdeu a maior parte da Itália bizantina para os Normandos de Roberto Guiscardo, com excepção dos arredores de Bari, e sofreu repetidas invasões de Alp Arslan na Ásia Menor em 1064 e dos Uzes nos Balcãs em 1065. Já velho e doente, faleceu a 22 de maio de 1067 e sucederam-lhe os seus filhos mais novos sob a regência da mãe, Eudóxia Macrembolitissa.

Família[editar | editar código-fonte]

Com a sua primeira esposa, filha de Constantino Dalasseno, Constantino X Ducas não teve filhos. Com a sua segunda esposa, Eudóxia Macrembolitissa, Constantino X teve:

Referências[editar | editar código-fonte]

  • (fonte original) Miguel Pselo, Chronographia.
  • The Oxford Dictionary of Byzantium, Oxford University Press, 1991.
  • Geneall.net
Precedido por
Isaac I Comneno
Imperador bizantino
1059 - 1067
Sucedido por
Miguel VII Ducas