Constructor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Constructor
Constructor
Produtora(s) System 3
Editora(s) Acclaim
Diretor(es) Roger Booth
Série Constructor
Plataforma(s) Microsoft Windows, PS1, PS4, macOS, Xbox One, Nintendo Switch
Lançamento 1997
Gênero(s) Estratégia em tempo real / Simulação
Modos de jogo Single player, multiplayer
Constructor Street Wars
Captura de tela do jogo.

Constructor é um jogo eletrônico de estratégia em tempo real lançado em 1997, originalmente para PCs com DOS, e depois foi lançado para as plataformas PlayStation e Windows. Foi desenvolvido pela System 3 e publicado pela Acclaim.

No jogo, todo envolvido com personagens humorísticos e satíricos, o jogador controla uma indústria de construção em um mapa dividido em várias partes, e é preciso "conviver" com outros jogadores para ganhar o jogo. É possível jogar com outras pessoas ou com a inteligência artificial do jogo.

Ele foi relançado com uma versão remasterizada chamada "Constructor HD" para PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch no primeiro semestre de 2017.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

O jogador controla uma indústria de construção em um mapa dividido em várias partes. O objetivo principal do jogo envolve levar os outros jogadores a falência. Para isso, o jogador precisa utilizar trabalhadores e capatazes para construir casas e fábricas de materiais de construção. Inquilinos podem se mudar para as casas, financiando a empresa do jogador e gerando novos trabalhadores e outros personagens.

Também é possível crescer sua cidade por meios hostis. É possível criar personagens "indesejáveis" como o hippie e o gângster com o fim de mandá-los em território inimigo. Os indesejáveis podem estressar inquilinos, destruir construções inimigas, fazer uma festa destrutiva, entre outras coisas.

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Constructor foi revelado pela primeira vez na edição 28 da revista The One. O papel do jogador foi descrito como "Você é um arquiteto em um planeta sujeito a condições climáticas extremas. Como Júpiter, ele tem uma enorme mancha vermelha que gira a cada cem anos, achatando tudo em seu caminho. Embora não sejam boas notícias para a maioria dos habitantes do planeta, são muito boas notícias para você e seus colegas arquitetos (...) A partir do console sofisticado do seu escritório, você controla o planejamento e a construção de novas propriedades e, em seguida, atrai o tipo certo de inquilinos para elas. Mas nem tudo é perfeito e o dinheiro é escasso. Seus colegas arquitetos inescrupulosos querem acabar com seus grandes planos de construção e, se eles não conseguirem, o clima o fará".[1] A revista também anunciou que o jogo seria anunciado no primeiro trimeste do próximo ano, 1992. Porém, seu desenvolvimento foi adiado.[1]

Sequências[editar | editar código-fonte]

Em 1999, foi lançada uma sequência de Constructor chamada Constructor: Street Wars (conhecido como Mob Rule em outras regiões),[2] mas ela não atingiu o sucesso do primeiro, além de ser recebida de uma forma pior comparada ao original.[3][4]

Uma sequência de Constructor foi lançada em 2019, denominada Constructor Plus.[5] Ela oferece a mesma experiência do original, mas também apresenta novos planetas, novas construções como arranha-céus, e um tutorial. A sequência foi lançada na Steam, Xbox One, Nintendo Switch e macOS.[5]

Personagens[editar | editar código-fonte]

Trabalhador[editar | editar código-fonte]

É a base da equipe. Ele pode ser convertido para qualquer outro personagem no QG, mas geralmente com uma grande taxa de troca. Eles são os únicos capazes de construir/evoluir construções, gerar materiais (madeira, cimento, tijolos, aço) e atacar inimigos. Porém, eles precisam descansar, no QG ou no Hospital (de preferência), depois de um longo tempo de trabalho ou uma luta. Eles não trabalham sem a supervisão de um capataz.

Capataz[editar | editar código-fonte]

É o segundo elemento mais importante. Os trabalhadores só conseguem trabalhar sob a supervisão dele, além disso eles também conseguem tomar construções inimigas e é o único que pode demolir as construções sob seu comando. Quando um trabalhador afiliado a um capataz é atacado este vai imediatamente protegê-lo com sua forte bengala.

Reparador[editar | editar código-fonte]

Ele assegura que as construções estejam em ótimo estado. Se uma quadra não tiver reparadores designados, e a casa não tiver caixa de ferramentas, as casas irão se deteriorando e podem explodir.

Gângster[editar | editar código-fonte]

Só estão disponíveis depois de construir o QG da Máfia (Pizzaria). Eles servem para atacar inimigos. É preciso que seus inquilinos de nível 3 paguem "favores" à Máfia, senão os gângsters se recusam a trabalhar para você. Conforme executam trabalhos, há possibilidade de adquirirem armas mais eficientes.

Policiais[editar | editar código-fonte]

Eles servem para prender indesejáveis e gângsters inimigos que estiverem nos arredores do seu local de patrulha. Eles são gerados pelos inquilinos de nível 2.

Entregador[editar | editar código-fonte]

É ele que faz as entregas dos objetos da fábrica de objetos. Ele coloca todos os itens, de árvores a passagens subterrâneas. Muito cuidado com os cães que você coloca em suas propriedades, eles atacam o seu próprio entregador, fazendo com que ele não consiga entregar os materiais.

Indesejáveis[editar | editar código-fonte]

Eles habitam construções especiais, e servem para fazer todo tipo de arruaça e incomodar os inquilinos (de preferência os inimigos), mas não pagam aluguel.

Hippie[editar | editar código-fonte]

Habitam as comunidades. Ele podem fazer uma festa (para distrair as pessoas), ocupar uma casa vazia, ou distrair um hippie adversário.

Ladrão[editar | editar código-fonte]

Habitam a Casa de Penhor. Pode roubar objetos de uma casa, recursos de uma fábrica, dinheiro do QG inimigo e até armas de uma gângster.

Sr. Fixit[editar | editar código-fonte]

Ele mora na loja de mesmo nome. É o mais hábil para destruir construções inimigas, mexendo desde fios elétricos até canos de gás.

Baderneiros[editar | editar código-fonte]

São verdadeiros hooligans. Habitam o prédio de inquilinos. Eles são especialistas em estressar inquilinos, seja tomando uma casa, fazendo uma festa (altamente destrutiva) ou gerando uma briga de gangues no meio da rua.

Psicopata (Psycho)[editar | editar código-fonte]

Ele fica pelas redondezas quebrando tudo que encontra pela frente.

Fantasma[editar | editar código-fonte]

Vive numa Casa Mal-Assombrada. Ele pode possuir uma unidade inimiga, assombrar uma casa ou convocar um exército de zumbis para estressar a população de uma quadra.

Palhaço[editar | editar código-fonte]

Vive na Casa da Diversão. Ele pode exorcisar uma casa (dando um balão ao fantasma), hipnotizar uma cão de guarda, atrair um trabalhador ou capataz inimigos e exterminá-los ou fazer algumas "brincadeirinhas" em frente a uma casa, queimando-a.

Inquilinos[editar | editar código-fonte]

São a base financeira da companhia. Eles pagam aluguel, geram trabalhadores, outros inquilinos, policiais, geram "favores" à Máfia e desenvolvem construções "ultra-desenvolvidas". O jogador começa com um número limitado de inquilinos nível 1, que criam trabalhadores , outros "nível 1" e outro "nível 2"(com uma escola ou computador na casa). Aos poucos você precisa ir evoluindo, construindo novas casas e gerando novos inquilinos (até os "nível 5"). Para possibilitar inquilinos de outros tipos é preciso incrementar algumas coisas nas casas, como comprar computadores.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b TheOne Magazine Issue 28. [S.l.: s.n.] Janeiro de 1991 
  2. System 3. «Mob Rule (Streetwars) [PC]». www.system3.com. Consultado em 29 de janeiro de 2024 
  3. «Mob Rule Review». GameSpot (em inglês). Consultado em 11 de abril de 2024 
  4. Staff, I. G. N. (17 de setembro de 1999). «Mob Rule». IGN (em inglês). Consultado em 11 de abril de 2024 
  5. a b System 3. «Constructor Plus [PC]». www.system3.com. Consultado em 29 de janeiro de 2024